CINCO ANOS DE COMPETIÇÃO E LAZER


No próximo mês o Clube do Botão estará completando cinco anos de intensas atividades, 21 de julho para ser mais preciso. Em 2006 foi criado o departamento de Futebol de Mesa da SLG, Sociedade Cultural, Musical, Recreativa e Social – São Luiz Gonzaga, departamento popularmente conhecido como Clube do Botão/SLG. Ricardo Nardy e Waldomiro Baghin apresentaram os objetivos e regulamentos da modalidade à diretoria executiva da entidade em reunião ordinária. Após diversos esclarecimentos foi dado parecer favorável à criação do departamento, dando início às atividades esportivas na entidade.

O grupo, formado por amigos da infância e adolescência voltou a se reunir em 1990, os campeonatos eram disputados mensalmente. Com o passar dos anos e crescimento do grupo a busca por um local maior foi inevitável, em virtude das antigas instalações não comportarem o progresso. Graças ao incentivo do presidente da SLG, José Campos Reinato, o futebol de mesa campineiro hoje é realidade. Reinato foi um dos fundadores da corporação musical (SLG) em 1968 e desde 1991 é o presidente.

De julho a novembro de 2006 os torneios continuaram sendo realizados mensalmente, e no dia 5 de novembro do mesmo ano foi disputado o 1º Aberto, evento que reuniu diversos jogadores da região de Campinas, se tornando o marco para a abertura das portas e introdução da regra 12 toques. No final do mesmo mês foi dado o pontapé inicial para esta grande jornada com a realização do 1º Torneio Quarta-Bola, evento interno e somente para os associados. Foram realizados até o momento 174 Torneios, sem contar as competições esporádicas, raramente a bolinha deixou de rolar nas quartas-feiras. Nos primeiros anos, após a criação da Quarta-Bola, as competições passaram a ser semanais, mas com o passar do tempo resolvemos intercalar as disputas com a Quarta-Livre, sistema utilizado até os dias de hoje, dando oportunidade aos iniciantes para aprendizado e aos mais antigos um momento de descontração e treinamentos.

Foram disputadas neste período 11 Taças entre os 60 botonistas que já desfilaram pelas mesas do Clube. Atualmente com vinte sócios ativos o Clube está federado e participando dos Torneios Abertos que a federação paulista promove, além dos eventos da Liga do Interior. O objetivo além do lazer e bem estar do associado é continuar competindo nos torneios individuais internos e externos e formar futuramente uma equipe competitiva para disputar o campeonato paulista por equipes. Com a finalidade de manter o associado bem informado e divulgar o esporte foi criado nosso site que recebe 400 acessos diários, com mais de 500 matérias postadas desde 2004, ano de sua inauguração.

Alguns números:

Maior vencedor da série ouro: Sérgio Filho – 42 vezes

Série prata: Gustavo Arcolini – 20

Série Bronze: Luiz Guilherme Fabrini – 8

Série Extra: Lígia Waki e Raul Grizi – 2 cada

Maior vencedor das Taças: Sérgio Filho e Celso de Assis – 3 cada

Campeões de assiduidade: Antonio Ribeiro, Ricardo Nardy e Wilson Benevides – Empatados com 163 torneios disputados.

Parabéns ao Clube do Botão pelo quinto aniversário e a todos os associados ativos ou inativos, em especial aos que ajudaram e continuam ajudando no fortalecimento do esporte na cidade. A paixão incondicional que os integrantes do grupo possuem pelo esporte aliado ao lastro de amizade são os motivos da comemoração do quinto aniversário. Parabéns a família Clube do Botão.

Ricardo Nardy

ricardo@clubedobotao.com