Espírito Desportivo – Faça o Teste! Quer saber se você tem espírito desportivo? Então responda ao questionário seguinte, cumprindo duas regras: 1º Pensa bem antes de responder; 2º Seja sincero nas respostas; Pontue as tuas respostas de acordo com a seguinte tabela: Se responder SEMPRE, marque 2 pontos. Se responder ÀS VEZES, marque 1 ponto. Se responder NUNCA, não marque pontos.
1. Costuma trapacear em jogo? isso mesmo! levar vantagem, a conhecida ‘lei de Gerson’.
A. ? Nunca
B. ? Às vezes
C. ? Sempre
2. Vive discutindo com seus adversários durante uma partida?
A. ? Nunca
B. ? Sempre
C. ? Às vezes
3. Você é violento com os teus adversários? bate ou arremessa objetos?
A. ? Às vezes
B. ? Sempre
C. ? Nunca
4. Reclama o tempo todo? sempre tem alguma coisa errada?
A. ? Sempre
B. ? Nunca
C. ? Às vezes
5. Fala palavrões e faz gestos ofensivos?
A. ? Nunca
B. ? Às vezes
C. ? Sempre
6. Ameaça agredir o adversário em uma discussão?
A. ? Nunca
B. ? Sempre
C. ? Às vezes
7. Considera a vitória mais importante que o convívio com os teus colegas?
A. ? Às vezes
B. ? Nunca
C. ? Sempre
8. Quando perde, fica dando desculpas infinitas para sua falta de sorte ou habilidade?
A. ? Nunca
B. ? Às vezes
C. ? Sempre
9. No início ou final de um jogo, você não cumprimenta o seu adversário?
A. ? Às vezes
B. ? Nunca
C. ? Sempre
10. Em todo lance duvidoso a posse de bola é sempre sua? você nunca cede? não usa de bom senso?
A. ? Nunca
B. ? Às vezes
C. ? Sempre
Agora que já respondeu, faça as contas!
0 Pontos, parabéns! você é um desportista exemplar.
de 1 a 6 pontos, pode se considerar um bom desportista.
de 7 a 13 pontos, corrija suas atitudes e modo de pensar com certa urgência.
de 14 a 20 pontos, você é um péssimo desportista, tenha certeza que os teus colegas não gostam de jogar com você.
CONSIDERAÇÕES
O Desporto não é apenas um jogo! Praticar desporto supõe a obediência a certas regras, em certas condições e de acordo com um certo espírito. O desporto faz também apelo a qualidades morais como sejam a Vontade (de obter o melhor resultado), a Lealdade (pelo respeito absoluto pelas regras) e a Fraternidade (a boa camaradagem face aos adversários, ou seja, companheiro, amigo, familiaridade e cordialidade).
A palavra desporto não é apenas um substantivo, é também um qualificativo. Ser desportista é ser mais do que respeitar apenas as regras, é comportar-se com elegância, generosidade, mostrar-se afável e amigo, sem brutalidade ou recriminações, e não recorrer a meios desleais para vencer.
Ser bom desportista é fazer tudo para ser o melhor, lutar até ao fim, mas também saber perder, aceitar sem mau humor, ainda que com tristeza, uma derrota para um adversário mais forte ou mais feliz. Ser bom desportista é evitar provocar incidentes que poderão colocar o adversário em situação de inferioridade. Ser bom desportista é querer vencer, mas se não conseguir, é querer ser forte para não desistir, e é querer fazê-lo no respeito pelos companheiros e adversários.
Querer ganhar com lealdade uma competição, esperar pacientemente que ganhe a sua equipe e encorajá-la quando na situação de espectador, na condição de que a vitória não inspire vaidade ao vencedor e nem ódio ao vencido, na condição de que os incitamentos a uns não sejam acompanhados de manifestações hostis a outros. É preciso ser um bom desportista para que o desporto se torne uma atividade humana e socialmente desejável.
Respeite as regras, elas são a orientação e clareza no jogo. Lembre-se que os interesses do grupo estão acima do desejo da fama pessoal. O regulamento é a lei do jogo, os que participam devem aceitá-lo incondicionalmente. Não estabeleças regras para os outros e exceções para você. Tenha sempre muita calma e evite os gestos bruscos, eles só demonstram falta de autodomínio. Mantenha na derrota, a mente firme e clara.
Tenha espírito desportivo, seja leal, honesto, respeite os outros. Como seria possível manifestar as suas capacidades sem adversários? Torna-se por isso necessário respeitar seus colegas, já que suas presenças nos é indispensável, só elas nos permite avaliar nossas capacidades e conhecer o nosso real valor. Torna-se necessário, manter com os adversários o gosto de uma nova competição. O espírito desportivo é competir lealmente com um adversário, é tentar ser o melhor, respeitando as regras do jogo e respeitando seu adversário.
O verdadeiro desportista, não pode retirar qualquer vantagem que seja conquistado à custa de uma redução de meios do seu respectivo adversário. O atleta não demonstra a sua superioridade quando, por exemplo, o seu adversário, por uma qualquer infeliz circunstância ficou diminuído ou passado para traz. A dignidade exige uma autocrítica constante do atleta que controle as suas próprias emoções. Saber ganhar e saber perder é também um sinal de espírito desportivo. Ao final de um jogo, independentemente de termos ganho ou perdido, porque não ir apertar a mão do adversário?
MANDAMENTOS
1. Conheça as regras do jogo, somente assim você terá um bom desempenho e estará em comunhão com o adversário;
2. Seja sempre um bom desportista, aceitando a derrota como um indicador de suas falhas, ou mesmo um elemento aprimorador para as suas dificuldades;
3. Não faça alaridos de sua vitória, encabulando o adversário – comemore sem zombar;
4. Não trate o seu adversário como um inimigo, afinal sem ele o seu lazer seria impossível;
5. Não use meios ilícitos para chegar a uma vitória e nem para conseguir que o adversário a consiga – somente desta forma sua conquista será legítima;
6. Abdique-se de um lance que aparentemente lhe for favorável, mas que você percebeu claramente o equívoco;
7. Não culpe seus botões por um lance infeliz – eles estão sob seu comando;
8. Ganhar ou perder, não se trata de algo totalmente previsível – se assim fosse, não haveria expectativas ou qualquer tipo de emoção;
9. Seja educado – não discuta, converse.
Feliz 2010!