Quando o Futebol de Mesa invadiu o Brasil


Em todos os lugares do Brasil joga-se o futebol de mesa (botão,celotex, ou o nome que quiserem dar a esse esporte). Cada cidade tinha os seus praticantes, os quais estavam sempre jogando entre si. Quando muito, botonistas de um bairro visitavam outras sedes, mas sempre esporadicamente. Conheci o futebol de mesa em 1947, na casa de meu colega Marco Antonio Barão Vianna. Lá estavam diversos colegas e disputavam um torneio. Me apaixonei imediatamente pelo esporte e, daquele dia em diante, os paletós de meu avô acabavam perdendo os botões de forma misteriosa…. Na minha rua, vários eram os praticantes, e, com muita saudade recordo daquele que comigo visitava, nos domingos pela manhã, os bairros de Caxias, jogando sempre contra outros amigos e colegas. Renato Toni, que hoje joga com Decourt, Della Torre, Morgado e tantos outros, no Plano Superior.Para nós o futebol de mesa ou de botões, resumia-se àquele pequeno universo.

Mas, um dia, o milagre aconteceu. Estava passeando com as minhas filhas, e parando em uma banca de revistas, comprei o exemplar da REVISTA DO ESPORTE, cuja capa ostentava o Gerson (Canhotinha de Ouro) e o Elton (que fora jogador do Grêmio e posteriormente jogaria no Inter). Ao regressar ao lar, lendo a revista, deparei-me com uma reportagem simplesmente estranha: BAHIA DÁ LIÇÕES DE FUTEBOL DE BOTÃO. A matéria fora escrita pelo radialista OLDEMAR DÓRIA SEIXAS, e descrevia a enorme quantidade de praticantes baianos, com fotografias e citações diversas. Isso aconteceu no ano de 1965.

Como não acreditei naquilo que lia, escrevi ao Oldemar, pois o seu endereço constava no rodapé da reportagem. Com o passar dos dias, acabei esquecendo o assunto, até que em determinada manhã, pelo correio recebo um envelope enorme, com uma carta de nove laudas, explicando o futebol de mesa baiano. Junto vieram três botões: um do Grêmio, um do Vasco da Gama e o último do Ypiranga da Bahia. Um goleiro feito de madeira e diversas bolinhas, que eram botões “olho de peixe”. Anexou também, o Oldemar, algumas fotografias , nas quais viam-se pessoas de cabelos brancos praticando o esporte.

Continuamos a nos corresponder. Nós, jogando na regra gaúcha, e, eles na baiana. Em 1965, fundamos a Liga Caxiense de Futebol de Mesa. No ano seguinte, ao comemorarmos o nosso aniversário, organizamos um torneio e convidamos os botonistas de Porto Alegre, e de outras cidades praticantes, que na época eram raras ao nosso conhecimento. Resolvi então convidar o Oldemar para participar e conhecer o nosso movimento. Para minha surpresa, o convite foi aceito e Oldemar avisava que chegaria ao Rio Grande do Sul, na companhia de Ademar Dias de Carvalho. Solicitou, como uma deferência especial ,que conseguíssemos uma tábua de 2,20 x 1,60, e eles preparariam o campo. Deveríamos providenciar as traves, no tamanho exigido. Tudo foi feito.

No torneio de aniversário da Liga, o Ademar, jogando com os seus botões muito diferentes dos nossos, acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo porque acabou fazendo um gol contra no último instante. Isso serviu para ver a qualidade do botonismo praticado na Bahia. Quando todos estavam reunidos, depois da premiação, os dois demonstraram a beleza do futebol de mesa, com times padronizados, numa mesa que foi chamada de Maracanã, pelo seu tamanho gigantesco, perto dos nossos campinhos. Outra curiosidade fantástica para nós, sulistas, foi a maneira deles impulsionarem os botões. Todos nós usávamos a palheta (ficha, batedeira) e eles simplesmente os impulsionavam com a unha. E a precisão espantosa em cada chute ao gol, em cada cavada, em lançamentos à longa distância. Ficamos maravilhados mesmo.

Depois disso, nunca mais parou o movimento e três anos depois, em Salvador (BA), quatro baianos e dois gaúchos criaram a Regra Brasileira de Futebol de Mesa. Pela Bahia, participaram ADEMAR DIAS DE CARVALHO, OLDEMAR DÓRIA SEIXAS, ROBERTO DARTANHÃ COSTA MELLO e NELSON CARVALHO, e pelo Rio Grande do Sul GILBERTO GHISI (que na ocasião era o presidente da FEDERAÇÃO RIOGRANDENSE DE FUTEBOL DE MESA) e ADAUTO CELSO SAMBAQUY, então presidente da LIGA CAXIENSE DE FUTEBOL DE MESA, a mais forte organização do estado do Rio Grande do Sul.

Depois da criação da regra brasileira e a adesão de vários estados, todos jogando da mesma forma, começaram os entendimentos para a realização do primeiro campeonato brasileiro da modalidade, que seria realizado em Salvador em janeiro de 1970.

Mas, isso é matéria para uma nova reportagem…. me aguardem…..

Adauto Celso Sambaquy

Fonte: http://papodepalheta.blogspot.com/2010/02/quando-o-futebol-de-mesa-saiu-das.html