Comprando o time certo


É comum, em conversas de botonistas, discussões sobre as medidas dos botões, como a altura, o diâmetro ou o ângulo ideal. Com a evolução do futebol de mesa, essas medidas passaram a ser imprescindíveis para a confecção de um time. As medidas padronizadas do passado cederam lugar a valores cuidadosamente especificados, em função das características de cada botonista. Costuma-se recomendar, por exemplo, para um jogador de “mão pesada”, um time de botões altos e com bordas pouco inclinadas. A batedeira mais adequada seria do tipo dura, ou seja, com menor flexibilidade. Contraposto, para iniciantes, é indicado botões menos robustos e com maior grau de inclinação. Estes conceitos, significam um incremento técnico no futebol de mesa, o que possibilita confeccionar um time cuja as medidas sejam compatíveis e mais favoráveis com as características de cada botonista. 

Exemplos de medidas para os tipos de botões citados
  Altura Inclinação de borda
Toques suaves (menor pressão da palheta) 3,5 à 3,9 mm 24 à 26 grau
Toques fortes (maior pressão da palheta) 4,0 à 4,3 mm 21 à 23 grau

 

Decoração – A alma do time 

Esmalte incolor para unhas, letras adesivas, escudos do time preferido e muita paciência. Esses são os componentes básicos para a decoração de um time. Talvez essa seja, para muitos botonistas, a etapa mais prazerosa no processo de acabamento de um time. Embora trabalhosa, a aplicação das letras, uma-a-uma, representam o “sopro de vida” ao disco inanimado de acrílico, batizado com o nome de um craque e identificado com o escudo do time do coração. É a metamorfose. A representação extrema da fantasia que não tem idade, mas resgata a criança viva e sonhadora que habita cada um de nós. 

O Preparo Físico dos Botões 

Embora diferentes tipos de cera sejam utilizados pelos botonistas no polimento de seu time, os produtos a base de silicone têm se mostrado os mais eficientes na obtenção de brilho e proteção para os botões de acrílico. A utilização de cera automotiva, lustra-móveis ou limpa-vinil, é comum entre os botonistas. A fórmula destes produtos trás em comum o eficiente silicone e a cera de carnaúba. 

Preparando a Flanela 

  • Aplique sobre uma flanela macia e limpa, uma pequena camada de cêra. 
  • Passe os botões, um-a um, de forma suave e uniforme.
  • Faça o polimento com outra flanela limpa e bom jogo!

Limpeza das Mesas

Para a boa conservação da mesas de jogo, é fundamental que as mesmas sejam protegidas quando não estiverem sendo utilizadas. Porém, antes de utilizá-las, devem ser limpas com um pano levemente umedecido com água, para a retirada de poeira e gordura. Recomenda-se a cada três ou quatro aplicações, substituir a água por álcool.

Mandamentos Básicos

  • Conheça as regras do jogo, somente assim você terá um bom desempenho e estará em comunhão com o adversário;
  • Seja sempre um bom desportista, aceitando a derrota como um indicador de suas falhas, ou mesmo um elemento aprimorador para as suas dificuldades;
  • Não faça alaridos de sua vitória, encabulando o adversário – comemore sem zombar;
  • Não trate o seu adversário como um inimigo, afina,l sem ele o seu lazer seria impossível;
  • Não use meios ilícitos para chegar a uma vitória e nem para conseguir que o adversário a consiga – somente desta forma sua conquista será legítima;
  • Abdique-se de um lance que aparentemente lhe for favorável, mas que você percebeu claramente o equívoco;
  • Não culpe seus botões por um lance infeliz – eles estão sob seu comando;
  • Ganhar ou perder, não se trata de algo totalmente previsível – se assim fosse, não haveria expectativas ou qualquer tipo de emoção;
  • Seja educado – não discuta, converse.

Catalogação dos Artigos Esportivos

Dimensões e Classificações

As classificações baseiam-se nos parâmetros atualmente em uso na modalidade paulista.

  BAIXO MÉDIO OU NORMAL ALTO
ALTURA DO BOTÃO até 3,9mm Acima de 3,9 até 4,3mm Acima de 4,3mm
  PEQUENO MÉDIO OU NORMAL GRANDE
DIÂMETRO DO BOTÃO Menor que 50,0mm Igual ou maior que 50,0 até 55mm Maior que  55mm
  ESTREITA MÉDIA OU NORMAL LARGA
LARGURA DA PISTA OU ÁREA DE ATRITO Até 3mm Maior que 3 e até 5mm Acima de 5mm
  LEVE MÉDIO OU NORMAL PESADO
MASSA (PESO) ATÉ 7,0 gr Maid que 7,0 ATÉ 9,0 gr Mais que 9,0 gr

 

Modelos de Botões

MODELO CANOA Década de 70, quando o acrilíco passou a ser utilizado na confecção de botões. A caracteristica principal é o declive acentuado ao redor do orifício. Criado pelos botonistas Eraldo, Tuti e Primo.
MODELO LITO Desenvolvido por Rafael Barricelli entre 78/80. O tampo é reto e fechado com ligeiro rebaixo para a aplicação de distintivos e números.
MODELO ARGOLA Assemelha-se ao modelo canoa, porém não apresenta o declive ao redor do orifício, sugerindo uma argola. É o modelo atualmente mais utilizado na modalidade paulista. Harutim Muradian contribuiu para sua divulgação.
MODELO DÉCOURT Discos sobrepostos com diferentes diâmetros, apresenta a borda em degraus. Se caracterizam por serem botões altos e de pista dupla. Botão usado por Décourt na década de 70.
MODELO CARIOCA Botão leve usado na modalidade carioca. As bordas apresentam pequenos cortes chamados de “chuteirinhas”. Sua superfície é plana e a pista estreita.
MODELO CAPOTE Com características mais decorativas do que eficiente, esse modelo em acrilíco imita os velhos botões de roupa.
MODELO BAIANO Utilizados na modalidade baiana que usam pastilhas como bola, é composto de dois tipos de peças: Levantador e Cavador. São peças, geralmente, totalmente planas.
MODELO TAMPA Talvez seja o modelo mais conhecido entre as crianças. São produzidos em larga escala pelas indústrias de brinquedos. Foi inspirado nas tampas que guarneciam os antigos relógios.
Fonte: Botoníssimo – O livro do Futebol de mesa de Ubirajara G. Bueno / UBO – http://ubo.com.br/ubo/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=57