Praticando chutes ao gol


O chute ao gol é o principal fundamento do futebol de mesa, seja na modalidade que for. Se lhe disserem o contrário, não acredite. Por mais que o passe ou a armação da jogada sejam muito importantes, como no caso da 3 toques e do disco, se o chute ao gol não é eficiente, não tem jeito. Se a modalidade praticada resulta em poucas oportunidades de chute ao gol, quando ela acontece é preciso aproveitar. Se a modalidade resulta em fartas chances de chute, é preciso ser mais eficiente que o adversário nos chutes, para não ficar atrás no placar. Não tem pra onde fugir.

Tendo em vista isso, como ainda me considero um “novato” na modalidade Dadinho, já que jogo nas regras oficiais há pouco mais de 1 ano e apenas há 1 mês passei a ter condições de jogar semanalmente, utilizei os treinamentos de chutes ao gol como meu principal treinamento (muitas vezes o único) como preparação para os torneios do Bola. E o resultado foi excelente. Apesar de ainda não ser um grande goleador, a diferença que eu senti ao adotar este treinamento foi enorme e resultou em uma 2ª colocação no 2º Torneio Dadinho de 2008, derrotando ninguém menos que o (então) bicho-papão Bruno Romar na semi-final. Tudo bem que depois tomei 5 na final, mas aí já estava sob os efeitos das comemorações 😉

Bem, no CT da Toca dos Leões, a base do Manto Sagrado e das equipes que compõe o grupo, utilizo 2 barreiras para treinamento de chutes por cobertura. Optei por treinar apenas chutes por cobertura, porque se você for firme neste fundamento, poderá chutar com eficiência de qualquer ângulo e com qualquer posicionamento de goleiro.

 A primeira barreira, tem a altura do goleiro oficial, no caso 35mm, e cobre toda a extensão do gol. É utilizada para treinar a cobertura sem a preocupação com o direcionamento da bola (dadinho). A idéia é que calibrando a pressão certa da palheta para que a bola entre por cima, a direção passa a ser uma questão secundária, de certa forma.

A segunda barreira, tem apenas 2 retângulos abertos nos 2 cantos superiores, equivalentes aos espaços deixados pelo goleiro nas laterais e acima, caso esteja colocado no centro do gol. Serve para um treinamento mais avançado, que exige tanto a cobertura quanto a “colocada”. Ser você tem eficiência no chute com essa barreira, meu amigo, não haverá goleiro que o pare, pelo menos se ele estiver nas dimensões regulamentares 😉

O treinamento consiste em escolher um local do campo para o chute e um posicionamento do jogador em relação à bola. Depois realizar algumas centenas de chutes, sempre da mesma posição. Normalmente coloco 30 dadinhos na mesa e repito os chutes até que todos eles estejam dentro do gol. Então, mudo de posição. É interessante realizar pelo menos 2 seqüências de chutes a cada seção de treinos. Uma da posição “ideal” da qual você vai tentar chutar durante os jogos e outra de posições e ângulos que você sente dificuldades.

Insista neste tipo de treinamento e vai sentir rapidamente o efeito no seu aproveitamento de chutes durante os jogos.

Fonte: http://botao.zamorim.com/?p=11