Aconteceu no sábado (27) a reunião dos clubes federados onde foi discutido o futuro do futebol de mesa paulista, além da divulgação das benfeitorias realizadas pela entidade. Algumas mudanças foram preestabelecidas e selecionamos 10 delas:
- Todos os Opens e Super Opens serão realizados na sede do Meninos F.C. em São Bernardo do Campo.
- Além dos seis torneios individuais da capital ocorrerão quatro Opens no Interior, com livre escolha aos participantes, porém com pontuação inferior, como já vem acontecendo.
- A arbitragem voltará às mesas a fim de impedir atos antidesportivos, como a deslealdade e atitudes antiéticas, mas isso somente em 2014, após a criação da escola de árbitros e preparo dos mesmos.
- Mudança na pontuação dos jogos individuais onde na vitória serão computados dois pontos e não três como regularmente. Na partida entre equipes a pontuação continua a mesma.
- Na série A1 o campeonato será disputado em dois grupos com oito clubes, permitindo que todos os clubes tenham chances de ir para a semifinal pelo menos até penúltima rodada do campeonato. As duas piores equipes serão rebaixadas.
- As séries A2, B e C, provavelmente não sofrerão mudanças, dependendo do número de inscritos. Subirão dois clubes para a A2 em 2013.
- Possibilidade da regionalização da A2 caso haja número de clubes suficientes.
- A série C continuará sendo um seleiro, dando oportunidade e experiência.
- Existe a possibilidade da criação do campeonato de equipes do interior e litoral que também dependerá do número de participantes.
- O formato dos Opens poderá ser alterado visando que um atleta participe da competição até o final do dia.
A ata da reunião pode ser vista no site da federação.
Ricardo Nardy