ALTERAÇÃO DAS REGRAS E PESQUISA


ALTERAÇÃO DAS REGRAS DURANTE A TEMPORADA DE 2012 – TESTES – A FPFM decidiu que irá testar 3 (três) itens da regra durante o Torneio Início. São eles:

– Gol Contra – deixa de existir somente quando do ato do chute a gol. Caso o jogador chute a gol e a bola volte para dentro do seu próprio gol, será cobrado escanteio de qualquer um dos lados, pelo atleta que recebeu o chute.

– Após o chute a gol, onde a bola parar será cobrada falta técnica pelo técnico defensor. Caso a bola saia pelas linhas laterais ou linha de fundo, bate-se falta sobre a linha lateral ou na linha de fundo, no local onde a bola sair.

– O Goleiro poderá bater faltas em qualquer ponto da grande área, sendo reposicionado em seguida, após a execução da mesma, dentro da pequena área. Será contabilizado 1 (um) toque coletivo ao ser acionado.

Os itens listados aqui deverão, caso aprovados pela maioria dos botonistas, ser testados até o final do ano de 2012 e, possivelmente, alterados na regra oficial em 2013. A definição sobre a aprovação ou não de cada um dos itens testados será definida através dos resultados aferidos pelas pesquisas de satisfação (proximo item).

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Pedimos especial atenção a isso.

• A FPFM está realizando uma pesquisa de satisfação. A pesquisa é extensiva a todos os botonistas afiliados e solicitamos que preencham e nos entreguem impressa no dia do Torneio Início (28/01/2012) ou por e-mail até 31/01/2012.

• Essa pesquisa visa obter opiniões e sugestões de cada um dos botonistas federados (e em condições normais de jogo) sobre TUDO o que envolve o nosso esporte, desde a opinião sobre a gestão da FPFM e materiais de jogo, até taxas e formatos de torneios.

• A pesquisa foi entregue aos representantes dos clubes e estará disponível para download no site da FPFM para aqueles que já desejam ir preenchendo. Teremos a mesma impressa também no dia do Torneio Início para os que desejarem preencher no próprio dia.

• Pesquisas recebidas após o dia 31/01/2012 serão desconsideradas.

• O resultado de todos os itens pesquisados será divulgado no site da federação antes do início do Campeonato Paulista por Equipes, para que haja uma definição clara da Diretoria sobre a opinião geral dos testes da regra. Caso em algum dos itens pesquisados não obtenhamos um resultado decisivo, que ateste uma opinião clara da grande maioria dos botonistas, os testes poderão ser prolongados por mais um período, a ser definido pela Diretoria da FPFM.

• Gostaríamos que todos respondessem sua pesquisa. Através delas balizaremos as decisões e alterações futuras da FPFM. Além disso, a aprovação ou reprovação dos testes das regras serão definidas através da opinião de todos os botonistas via pesquisa. Portanto, quem se abstiver de utilizar o seu direito de opinar, estará automaticamente apoiando a decisão dos botonistas que responderem as pesquisas.

IMPORTANTE ENFATIZAR:

Qualquer chute a gol só poderá ser pedido com a bola totalmente parada. Caso ela esteja em movimento, o técnico que o fizer será punido com falta técnica.

Este item está sendo frisado aqui pois não vem sendo cumprido adequadamente, já faz parte da regra e deve ser aplicado por todos.

A FEDERAÇÃO ACONSELHA A TODOS LER ATENTAMENTE OS DETALHES DA REGRA PARA DIRIMIR SUAS DÚVIDAS.

Acompanhe maiores detalhes no Site da federação