UM BEIJO DO GORDO


Iniciamos a semana desse blog com uma interessante entrevista com o nosso grande Ismael. Vale a pena conferir as declarações sinceras e do coração do querido amigo:

1- Como você começou a jogar futebol de mesa?

Comecei jogando na década de 80 em casa, pois naquela época a maioria dos garotos tinha o famoso estrelão e os botões gulliver; me recordo que cada dia da semana fazíamos campeonato na casa de um amigo diferente, onde os pais nem se preocupavam, pois sempre já mais ou menos sabiam onde estávamos e o que estávamos fazendo, diferente de hoje, deste momento que vivemos neste mundo que, infelizmente nem as crianças têm mais o direito de brincar em paz.

2- Qual seu time preferido para jogar?

Bem, meus times – segundo o Lima, que é fabricante e o Pexe – são 4,2 e grau 25, tanto Guarani atual que jogo como a Argentina e não tenho dificuldade com eles; botão, você sabe, tem dia que vc faz tudo do mesmo jeito só que a bola não entra, fazer o quê, é ter paciência e treinar cada vez mais e buscar.

3- Qual seu jogo mais marcante, inesquecível?

Graças a Deus tive vários, mas me lembro do jogo que tive com o Ademarzinho – enfim, sempre o Ademarzinho – naquela semi-final do Rio Branco em Socorro em que precisávamos da vitória e conseguimos e me recordo que na última rodada eu teria que ao menos empatar com o Ademarzinho e consegui com um chute do meio campo na campainha, pois tinha o direito de chutar e graças a Deus fui feliz – e do meio -, minha especialidade, ainda mais naquele ano de 2001, pois se pedisse ao gol daquela posição vc já sabe, era quase certeza que era gol – como foi – e ao empatar, ganhamos o jogo, pois nossos companheiros também fizeram sua parte e conseguimos o que só nós acreditávamos: a vitória.

4- Qual o seu sonho no futmesa?

Bem, vou lhe confessar: hoje, sonho em manter os amigos que penso que fiz nestes dez anos de botão oficial, pois quando vou a um aberto dentro de mim ainda existe aquela vontade de sempre se destacar e ganhar um título mas, ao mesmo tempo, vejo que hoje é necessário este ambiente sadio que o futebol de mesa nos proporciona e ganhar ou não se torna uma coisa não tão importante como o prazer de participar e estar num ambiente sadio.

5- Quais pessoas mais marcaram ou influenciaram você no futebol de mesa?

Sem dúvida nenhuma o mestre Sérgio Castilho, que espero eu esteja em bom lugar, pois era um batalhador pelo esporte, às vezes incompreendido mas sempre buscando fazer o melhor a todos para que desenvolvessem seu melhor ao entrar na mesa e jogar uma ótima partida, pois se cheguei a jogar ou considerarem que jogo alguma coisa, devo a ele que teve paciência e me ensinou várias coisas no futebol de mesa.

6- Quem é fera no Flamengo? E quem é o maior mala no Flamengo?

Eu considero o fera o Fernando e explico por quê: é dificílimo jogar com ele, pois consegue com maestria sair das dificuldades de uma partida com jogadas brilhantes e vou citar uma no último aberto da liga quando perdia para o Carlos do XV de Socorro e roubando uma bola que para todos era perdida e a chutando com o próprio botão que fez o lance e ao marcar o gol neste lance acabou com o jogo, pois empatou e virou em seguida com méritos; agora, candidato a mala não falta, mas fico com o Assis, pois agita demais e faz os outros o seguirem como o Celinho e o Celso e o Caiçara, pois muitas vezes influencia na rebeldia de Celinho e outros, pois é malandro, sabe que o gordo concentradinho, sem barulho é difícil de jogar, por isto ele tenta conturbar, mas é um grande cara, só não é perfeito neste quesito.

7- O que tem de melhor no grupo do Flamengo?

Bem, hoje vejo que temos de melhor é a amizade que estamos criando, pois isto é fundamental para um grupo. Precisamos agora nos unir cada vez mais tentando fazer disto uma família, pois só assim conseguiremos atingir nossos objetivos, mas estamos no caminho certo.

8- O que falta à equipe?

Acreditar no potencial de cada um e acreditar que podemos ganhar as partidas, principalmente em casa, pois a estrutura que vc nos dá, Gilberto, temos que fazer o melhor de nós, pois nenhum clube tem o que temos; é como se jogássemos futebol no Barcelona, então temos que nos unir cada vez mais e acreditar em nós mesmos que principalmente em casa para o próximo ano não tenho dúvida que seremos sempre favoritos, pois time temos, material temos, então não há desculpas .

9- Quais eram suas expectativas quando você voltou a jogar em Americana e especialmente agora no Flamengo?

Gilberto, não tenho o que reclamar, pois como já falei a você perante a todos, quem não valorizar o trabalho que vc faz, não vai jogar em lugar algum, para mim esta ótimo, é só valorizarmos e acreditarmos que podemos e seguir em frente.

10- Quem faz gol contra o futmesa ao seu ver?

Bem, é complicado apontar este ou aquele, vejo no meu modo que muitos criticam e poucos fazem, pois é mais fácil chegar e por o time na mesa e criticar do que jogar, do que correr atrás e batalhar para dar tudo certo e muitas vezes não ser valorizado, bem é o mundo que vivemos, muitos dos poucos que fazem às vezes jamais serão valorizados e, sim para a grande parte fica mais fácil o trabalho de só criticar e se omitir em fazer algo.

11-Quem faz gols a favor do futmesa ao seu ver?

Vou citar algumas pessoas que tenho o prazer de conhecer: de você não preciso nem falar, pois nas respostas acima já o destaquei; mas, em Campinas vejo o maior trabalho feito nos últimos anos e às vezes também criticado, que é o Ricardo Nardy, pois ninguém acreditava que Campinas chegaria aonde está chegando; bem, só de ter sido por muitos, caso de chacota ao não acreditarem na realização de um brasileiro em Campinas – isto só ocorreu pela força de vontade e pela luta do Nardy e aí junto vem algumas pessoas como o Assis, Bolacha, Wilson, Antonio, Edson Fortuna, Michel, Lucas, Gabriel Nardy, André, Luiz Guilherme que está em Brasília, enfim, estas com certeza batalharam para aquele brasileiro ser realizado. Vejo o Anacleto, Ademar e Lei também como batalhadores pelo esporte, o Atienza – por muitos também criticado – faz um trabalho a ser reconhecido em Atibaia, o Edu Redondo em Jacareí, o Zé Mário e o Daniel em itu são grandes batalhadores ao obter para mim o título de campeão da copa estado, pois não acredito que deixarão escapar em Itu o título, pois temos que reconhecer que eles têm um grande time, enfim, me desculpe se esqueci de alguém, mas estes são os que me recordo no momento, pois buscam sempre fazer o seu melhor.

12- Quem é maior: Neto ou Messi? Qual o grande botonista que você enfrentou que você destacaria pela técnica e qualidade do jogo?

Não tenho dúvida: um dos grandes injustiçados do futebol brasileiro, o Neto, pois sempre foi craque, mas por ter um temperamento a ser discutido não jogou uma copa, principalmente em 90 onde poucos se lembram ele era o melhor jogador do país, mas muitos não queriam reconhecer – pois Lazaroni me leva Bismarck do Vasco e deixa Neto em casa, ‘tá de brincadeira. Agora, infelizmente, nos dias de hoje o Messi se torna gênio, pois o marketing em cima dele é enorme e tem de render frutos lucrativos, principalmente à Adidas e vou mais longe, nos dias de hoje vejo Alex que já foi do Cruzeiro, Palmeiras, em melhor fase que Messi, mas não tem o mesmo marketing; aproveito e digo que este é outro injustiçado na seleção e no Brasil, pois é reconhecido por poucos, bem hoje o Neto sendo comentarista, já falou que o Alex para ele e para mim é o tal diferenciado que todos procuram e poucos reconhecem.

E quanto ao maior jogador – que me fez até chorar ao ver uma partida – é o grande amigo, irmão Quinho, pois só sua humildade já diz tudo, parabéns a ele, que continue assim sempre brilhando.

Frase: Que todos continuem acreditando e que em 2011, com certeza, seremos grandes no futebol de mesa, pois time temos, só precisamos acreditar e aproveito desejo a todos uma grande virada de ano, pois este ano não foi fácil, principalmente por que tive problemas particulares que espero superar no ano que surge, mass tenham certeza que continuarei tentando dar o meu melhor a equipe. Fiquem todos com Deus, pois só ele para nos ajudar a vencer as batalhas deste mundo e, Gilberto, mais uma vez parabéns pelo trabalho desenvolvido, pois saiba que é um grande prazer vestir a camisa do time que vc comanda.

AMERICANA FUTEBOL DE MESA