MAPA ASTRAL DO CDB PARA O OPEN


Os planetas no seu movimento pelo zodíaco ativam os pontos e setores significativos do mapa natal e outros mapas, através das angulações que fazem os planetas em trânsito com os planetas no mapa astral e os pontos especiais como cúspides de casas, nodo lunar, roda da fortuna, etc., assim como pelas suas passagens pelas casas.

Os trânsitos planetários revelam a sincronia que existe entre os ciclos dos planetas e os ciclos da vida, a partir da interpretação do significado das funções planetárias e suas dinâmicas com os diferentes elementos que compõem o mapa natal.

O estudo dos trânsitos permite viver com previdência as situações energéticas associadas, permitindo se adequar a elas e agir a favor do que se quer. Os trânsitos criam situações energéticas que podem ser administradas de muitas formas. Às vezes, trânsitos pesados e tensos podem se concretizar em experiências positivas e de crescimento. Assim como trânsitos harmônicos podem estar acompanhados de tragédias ou de fatos insignificantes para a pessoa.

O estudo dos trânsitos oferece a possibilidade de conhecer com antecedência as forças planetárias presentes, o que facilita a organização e planejamento da vida.

O conhecimento de aspectos tensos entre os planetas natais e os planetas em transito, pode servir de alerta para tomar precauções, decisões e atitudes a favor dos interesses pessoais e a administração adequada das situações energéticas que estiverem rolando.

As previsões astrológicas, que tem os trânsitos planetários como uma dos seus recursos mais poderosos, permitem conhecer quais serão as situações energéticas que serão vividas, e a partir disto, poder planificar e administrar as energias presentes com antecedência, mas nunca será possível prever fatos ou acontecimentos, a vida depende de muitos fatores imprevisíveis e uma mesma situação energética planetária pode expressar-se de infinitas formas.

Os ciclos da vida estão intimamente ligados aos ciclos planetários. Cada ciclo de planeta tem sua duração e particularidades. A forma mais fácil de estudar a relação entre os trânsitos planetários e a vida é estudando o passado. Estudo biográfico e ciclos planetários.

É muito instrutivo fazer um levantamento biográfico acompanhando os ciclos planetários. Conhecendo a natureza dos planetas e seus ciclos pode se encontrar relação entre os fatos vividos e os trânsitos planetários que estavam acontecendo. Este estudo permite mapear o impacto e a forma em que se vivem as forças planetárias e seus ciclos. A partir desse conhecimento se pode ter uma idéia de como se responderá aos trânsitos presentes e futuros e assim a pessoa se preparar melhor e aproveitar os trânsitos para organizar suas ações e planificar o melhor momento para realizar seus propósitos pessoais.

Orbe é o ângulo entre o planeta em trânsito e o ponto o planeta do mapa natal em estudo. Quando um planeta forte como Plutão, Urano, Netuno, Júpiter, Saturno e Marte está por fazer aspecto maior com um planeta natal ou ponto especial do mapa, é aconselhável começar a acompanhar seu movimento de aproximação desde que esteja a um mínimo de 10 a 12 graus antes de fazer o aspecto exato. Assim tem-se tempo para ir acompanhando o crescer da força do “aspecto” e identificar o que está apontando, que setores da vida estão sendo ativados?, que pessoas ou fatos estão sendo canalizadores? E assim poder tomar medidas preventivas.

Também é importante ir identificando possíveis encaminhamentos “negativos” do aspecto tipo quando ativa ressentimentos, mágoas, ciúmes, paranóias e emoções negativas e desta forma poder tomar atitudes que transformem esta negatividade em positividade. De certo, quando chegar a hora da vivência do “aspecto exato” se estará em melhores condições de canalizar positivamente o que o trânsito irá ativar.

Enquanto o planeta em trânsito estiver a 5 graus antes ou depois do planeta natal o alerta deve ser total. Já mapeado o setor da vida em que está agindo e identificado onde está apontando a sua manifestação devem desmontar-se com humildade todos os encaminhamentos negativos. Reforçar as retificações de comportamento, a qualidade dos aprendizados e a chamada a consciência nos relacionamentos com pessoas que podem ser ativadas pelo aspecto.

Enquanto o planeta em trânsito não ultrapassar a orbe de 5 graus o alerta é total mesmo. Especialmente com os planetas em trânsito: Marte, Júpiter, Saturno, Netuno, Urano e Plutão. O orbe de 2 graus é então o alerta máximo. E o ideal é que se esteja sabendo conduzir a energia no sentido que se quer.

Ativação da “promessa” do planeta natal. O planeta em trânsito pode interagir com um planeta ou ponto natal significativo, atingindo os assuntos da casa onde se encontre, assim como a casa que rege e ativando a situação astrológica do planeta envolvido.

O planeta em trânsito ao entrar em aspecto com um determinado planeta do mapa natal, ativará os aspectos que este planeta faz com o resto dos planetas do mapa natal. Diz-se que o planeta natal quando atingido por um trânsito “cumpre a sua promessa”. Assim todos os planetas ligados por aspectos serão também ativados assim como a situação astrológica correspondente.

Muitos astrólogos consideram o orbe de 5 graus para considerar o início ou fim de um aspecto de planeta em transito. Eu gosto considerar de 10 a 12 graus de orbe. Após ultrapassar a orbe de 10 a 12 graus pode se considerar o fim do aspecto.

Quando acontece a consumação do aspecto de trânsito é aconselhável meditar sobre o acontecido, para aprofundar o conhecimento da relação com a força planetária correspondente. É bom também ver o vivido a partir do histórico do ciclo do planeta em trânsito assim como ter uma idéia de sua evolução futura. Duração dos aspectos segundo a função do planeta em trânsito

Segundo a velocidade de translação dos planetas seus aspectos com os planetas natais tem diferentes durações. Urano, Netuno e Plutão formam aspectos de Longo Prazo; Júpiter e Saturno formam aspectos de Médio Prazo determinando verdadeiras Fases da Vida

Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte formam aspectos de Curto Prazo determinando Acontecimentos. Um planeta em trânsito pode passar três vezes por um mesmo ponto, fazendo assim três vezes o mesmo aspecto exato: a primeira passagem é direta, a segunda retrógrada e a terceira direta.

As três passagens do planeta podem mexer num mesmo assunto ou em vários assuntos. Na primeira passagem em movimento direto: revela o assunto que está sendo mexido. Na segunda passagem em movimento retrógrado: o assunto pode mostrar seus interligamentos com o passado, pode ser sublimado; Na terceira passagem voltando ao movimento direto: o assunto se não chegou no seu clímax pode chegar. Pode ter-se compreensão e domínio do mexido. É como se fosse o momento do exame final de graduação.

Potência dos Aspectos (entre o planeta em trânsito e o planeta do mapa natal) A Conjunção reforça as características do planeta natal e seus aspectos, associando a ele a energia do planeta em trânsito. As conjunções devem ser estudadas com atenção.

Os Sextis e Trígonos são fluentes e facilitadores.

As Quadraturas e Oposições são tensas, e criam desafios.

Os paralelos reforçam os outros aspectos que possam estar acontecendo.

Plutão chama a cura e transformação profunda: a *casa onde ele está transitando no mapa tende a mostrar a área de sua vida em que pode estar sentindo a necessidade de cortar pela raiz certas atitudes, posturas e circunstâncias a fim de enxergar o essencial, sendo receptivo a profundas transformações que são tremendamente necessárias neste âmbito de sua existência, de modo a canalizar seu poder interior neste setor e lidar de maneira mais vigorosa e corajosa com os assuntos dessa Casa. O trânsito de Plutão nas casas, está ligado a um processo muito lento de aprofundar o significado daquela casa na nossa vida. Incita sempre a desafios, sejam eles físicos, financeiros, estruturais ou emocionais. Ele pode levar de 12 a 20 anos numa casa. E seus aspectos a planetas natais duram de 4 a 5 anos.

Plutão por onde transita leva e traz coisas. Ele é contundente mais avisa antes. O alvo que Plutão quer atingir fica dando sinais com uma antecedência de no mínimo dois anos, tempo suficiente para que sejam realizadas as correções que a vida assinala. No caso de não tomar as medidas preventivas e se realizar as mudanças que Plutão sugere através das situações da vida, com certeza vai se sofrer e perder algo valioso.

Por isso é aconselhável acompanhar com uma antecedência de no mínimo 5 graus a aproximação de Plutão aos aspectos que pode chegar a fazer com os planetas do mapa ou as cúspides das casas.

Com Plutão, se ganha o poder de provocar mudanças essenciais, em nós, nos outros, na sociedade e na natureza.

Este poema de Fernando Pessoa corresponde a como considero ficamos depois de um trânsito de Plutão:

De tudo ficaram três coisas:

A certeza de que estamos sempre começando,

A certeza de que é preciso continuar,

A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.

Portanto devemos fazer:

Da interrupção um caminho novo,

Da queda um passo novo de dança,

Do medo uma escada,

Do sonho uma ponte,

Da procura um encontro.

Um planeta benéfico em estado celeste favorável é forte para realizar o bem e evitar o mal ou ao menos diminuí-lo, e isto é tanto valida para o radical como para as direções sobre tudo quando entrem em jogo sua localização física em uma casa e ou seus bons aspectos. Em mau estado cósmico será débil tanto por sua posição física como no que para os seus bons aspectos e efeitos para o mal como seus maus aspectos.

Um planeta maléfico em bom estado cósmico é forte para o bem e para o mal segundo sua determinações e a natureza de seus aspectos. Mal afetado será forte por sua posição física ou aspectos para realizar o mal e evitar o bem de acordo com as suas determinações. Seus bons aspectos praticamente não terá efeito. Por fim, um planeta peregrino e que não recebe aspecto forte de outros planetas será débil tanto par o bem como para o mal, operando segundo sua natureza e determinações.

Da maior ou menor força radical de um promissor para o bem ou para o mal se devera inferir efeitos mais ou menos certeiros, eficaz e dignos de consideração, sobre tudo quando se dirige a um significador que se faz radicalmente em similar condição.

Um planeta significador por analogia ou assimilado a significador por analogia, tem uma ação fácil e poderosa ao atuar no rol ativo ou passivo de uma direção

Assim o sol na 10 esta determinado claramente para as honras, e anuncia em conseqüência honras extraordinárias ao encontrar se em direção com um promissor

congruente. O mesmo será valido em casa de que o sol regente do MC por domicilio ou exaltação provenha da 11 radical e forme uma direção benéfica ao MC que esta bem aspectado no radical. Aqui tanto no primeiro casa como significador como no segundo, ao aturar no rol de promissor, o sol terá analogia com as honras.

Se o significador e o promissor esta em aspecto radical com seus dispositores, os bons aspectos acarretaram bens e os maus acarretarão em maus. O mesmo é valido se no radical o significador aspecta o regente do promissor e vice versa.

Se o ascendente ou seu regente, estão muito fortes, só poderá ser o anareta o planeta promissor de preferência maléfico que for por determinação radical (ocupante ou regente da 8). Se o ascendente tem força medíocre o dispositor do anareta poderá também matar. Enfim, quando o ascendente e decididamente débil há muitos aspectos maléfico que poderá indicar a morte do nativo.

Assim, terá força para matar neste caso todo promissor de natureza maléfica que afete hostilmente ao afeta (salvo em caso de ser dispositor deste último ou vice-versa) e também em caso que contrarie ao afeta seja por natureza, seja por determinação, seja por estado celeste. Por outro lado, se dever fazer notar que o afeta mais forte se debilita na velhice.(assim como o significador de honras nas poderoso permanece ileso durante a infância do nativo)

A direção que signifique matrimonio(tal como Vênus regente de 7 para o ascendente ou o mc em aspecto benéfico) permanecerá sem efeito se tal fato não está anunciado na radical ou contrariado por outras indicações. Incluso poderá anunciar uma época de celibato ou a entrada na vida religiosa, como o ocorrido a certo nativo que tenha as Vênus, regente da 8 e 12, combusta e conjunta a júpiter, regente de 9.

Só o significador e o promissor tendo a mesma declinação os efeitos de uma direção serão mais forte dado que o movimento da esfera celeste o levará à conjunção partil. Pelo contrário, se suas declinações são iguais e de signos contrários isto contrariará grandemente o efeito da direção.

A significadores tal como o ascendente, mc ou sol na 10 que há debilidade e infortúnios e a um promissor maléfico poderoso correspondera efeitos maléficos intensos que inverterá o significação ou analogia natura de tais significadores. Isto será especialmente certo se o promissor tem significação própria contraria ao do significador.

Um significador que de bem se veja dirigido para um dispositor benéfico e certamente um pressagio. Que, , em troca, se veja dirigido para um planeta em exílio ou infortunado e mal e pior ainda se um tal significador esteja em mau estado cósmico.

Se o sol(ou seu trigono) é dirigido para um planeta antecedente na 10 ou regente de 10 isto significará honras e sem júpiter (ou seu trigono) e dirigido para um planeta antecedente na casa 2 ou regente desta, tal coisa significará riquezas salvo os casos em que a natureza própria do significador seja contrario a tais fatos.

Se um planeta significador de bem é forte e seu regente ou dispositor débil, os acontecimentos trazem um bom começo e talvez não termine bem ou não culminem. Pelo contrario, se o significador é débil e seu dispositor forte os fatos, começarão difíceis, chegaram a um fim feliz ou realização.

Se o significador e seu regente são fortes tudo ira bem do começo ao fim e os efeitos serão consideráveis, se um ou outro são débeis nada acontecerá.

Um planeta benéfico que esta junto a um significador benéfico que recebe a direção de um bom promissor, predisporá o significador ao efeito favorável no caso de anteceder e confirmara este efeito no casa de estiver atrás no sentido da direção.

Em caso de chegar à direção de um promissor maléfico este planeta benéfico ficará diminuída sua força. Pelo contrario, se um maléfico está jogo a um significador benéfico diminuirá ou impedira seus efeitos nas direções. Se o sucede, provocara dificuldade e obstáculos, se o precede, frustrará ou inverterá o efeito.

Em toda direção deverá ter se em conta o gênero, a aparência, a qualidade, a intensidade e a data do efeito. O gênero proveniente das qualidades da casa ocupada no tema natal pelo significador. Assim o sol na 10 significa quanto a gênero elevador de honras e condições de que intervenha um promissor adequado.

A aparência e a qualidade proveniente da natureza e o estado cósmico do promissor.

A intensidade estará indicada pela força ou a debilidade do significador e do promissor.

A data dependerá naturalmente da distância mútua das curvas de posição dos dois astros entre a direção, medida paralelamente ao equador celeste.

Nas direções do ascendente para saturno e quando este ultimo o segue na ordem dos signos e é também regente do ascendente, de nenhuma maneira o mesmo poderá ser significador de enfermidades ou de morte (ainda quando tem neste caso seu rol de significador universal de um e de outra) e não acontecera por sua ação nem enfermidade nem morte precisamente pelo fato de governar o ascendente.

Pelo contrário, se saturno é inimigo do ascendente isto significará por si graves enfermidades e grandes riscos, independente do significação universal já mencionada.

Por último no caso de saturno não estar no lugar do ascendente ou vinculado ao mesmo atuará em geral muito violentamente e, em caso de ser significador particular de enfermidades ou da morte por presença física, regência ou aspectos opostos, não cabe duvida de que significara um grande perigo para a saúde e a vida.

Nada seguro pode deduzir de um tema natal cuja hora seja incerta ao menos que haja sido retificado em base de fatos da vida do nativo. Em conseqüência se a hora é só hipotética, o sensato é abster de emitir juízos e prognósticos. Em caso de conhecer o instante exato, o astrólogo poderá pronunciar se com certeza sobre o temperamento, as inclinações e o caratê do nativo, porem não poderá mais que conjectura sobre as ações e o destino global deste.

Averiguar não apenas acerca da data e o lugar do nascimento senão também sobre o sexo e a raça. Vivem os pais do nativo? tem ele irmãos ou irmãs maiores ou menores? é casado, solteiro ou eclesiástico? Tem filhos?qual é sua profissão e situação presente e passada?

Do conhecimento deste fatos das predisposições de vosso sujeito a sofrer os influxos celestes e a potência deste me quanto aos sucessos futuros. E tanto melhor se podeis chegar a conhecer muito do passado e do presente pelo exame do tema (não imitando a tantos astrólogos que só indagam o futuro):estes fatos os serão muito úteis pra conhecer o porvir.

De fato nesta ciência conjetural, as comparações são a base e sustento das certificações. Agregada a isto que o conhecimento do passado os permitira retificar a hora do nascimento.

O corpo e o espírito sofrem todavia mais a influência das causas celestes que a fortuna e o destino. Estes últimos dependem não só da vontade e da energia do nativo senão também de outras influências perturbadoras estanhas tal como as leis do lugar e outros acidentes do destino.

Como exemplo pensemos no casa em que o tema natal, direções e revoluções anunciem uma sorte ou fortuna considerável. Será mister antes de pronunciar um juízo examinar o estado e condições do nativo e analisar se ele é livre e exteriormente capaz de desfrutar de tal sorte. Isto por quanto se está encarcerado ou é escravo, enfermo ou impotente, mal poderá desfrutar de dons do destino incompatíveis com sua situação e limitações no entanto que uma ou outra existam. Porém de produzir se em troca, ainda sem novas direções congruente, sobrevenha o mudança da sorte. Assim todos aqueles que foram oprimidos pela tirania do cardeal Richelieu (morim dixit)e enviado por ele para o exílio ou para a prisão obtiveram por ele apenas fato de morte e cardeal, o fim de sua miseras e opressões e conseguiram recuperar a honra perdida. Estes fatos põem de manifesto quando gravemente podemos equivocarmos predizendo somente em base do tema natal.

Muitas vezes o amor e o ódio ofuscam o juízo e prognósticos dos astrólogos. Que apenas o guia ao amor e a verdade.

Os juízos astrológicos resultam muito mais exatos ao referir se a questões de atualidade que o futuro distante. No primeiro caso o astrólogo conhece tanto as causa celestes como as disposições do nativo e suas inclinações; no segundo não dispõe de outra informação precisa que a relativa às causas celestes, do restante nada pode afirmar salvo através de obscuras conjecturas.

Assim como o débil cede diante ao forte, assim o destino individual(particular)cede diante às leis universais. Tal é a razão pela qual muitos indivíduos se afogam em um naufrágio no entanto,nem um de seus temais natais, nem suas direções, nem suas revoluções pode dessa forma prever tal fim. Poderiam pensar se que deles alguns tiveram marcas tal coisa no radical, de outro que sua direções ou revoluções o indicaram e de outros em fim, que possuem maus trânsitos propícios a tal gênero de morte e que isto bastara em um perigo comum ou fatalidade coletiva. Porém, por certo, veremos perecer na emergência a quem não possua nenhuma destas indicações. Isto não levaria a concluir que os tais sucumbem a causa de mal destino do piloto que os conduzia e neste fato(causa geral)devemos buscar a origem do naufrágio.

Em base a analises de um só tema individual nuca afirmes nada relativo ao fatos comuns ao nativo e a outros seres e menos ainda deve pronunciar no que concernem só a outras pessoas(tais como os pais, cônjuges, amigos, criados, criança e irmãos).

Sem exceção deveis inspecionar os temas pessoais destes outros indivíduos antes de emitir juízo ou prognósticos algum. E é mais de cumprir se algum fato deduzido de apenas do tema nativo não

Sem exceção devereis inspecionar os temas pessoais destes outros indivíduos antes de emitir juízo ou prognósticos algum. E é mais, de cumprir se algum fato deduzido de apenas o tema do nativo não vai neste mais que um testemunho raro e admirável das afinidades daqueles com estes.

Supondo que deseja julgar alguma características tal como intelecto, costumes, honras, riquezas, etc. inspecionar a casa do tema na que se reflitam tais assuntos e também aquelas de significação próxima tal como 2 e 10 para a riqueza e os honras; 8 e 12 para as enfermidades e a morte, assim como as casas opostas. Julgando primeiro em base ao signos e planetas que ocupem fisicamente tais casas, ato seguido pelos que a aspectam fortemente e por fim tendo em conta as regências, porém jamais apenas só pelas analogias planetárias.

Cautela de efetuar qualquer predição relativa ao futuro antes de examinar a duração da vida do nativo, pois nada terá sentido de quanto diga se acabar este último. Que não são poucos os astrólogos que há caído no ridículo já por inadvertência, já por não ter acertado comum os correto anareta e hylegs, já por fracassar na retificação da hora natal.

O sol na 1, 10 e 9 conferi habitualmente gloria e honras salvo que existam outras indicações acerca de grandes calamidade na existência. De dar se este ultimo fato deve ser muito prudente e não os precipite em seus juízos senão que deveis prestar detida atenção a todos os detalhes do tema.

Se tem ao menos três planetas na triplicidade de fogo, sobre tudo se trata se do sol e de planetas superiores, pode prognosticar ao nativo não pouca gloria e poder sob a obvia condição de que as determinações destes planetas o estimam. Se esta mercúrio e a três planetas mais na triplicidade de ar, podereis assegurar que os esta ante uma elevada inteligência sempre e quando estes planetas estão em casas congruente a tal afirmação.

Um stellium ocupado uma casa dada pressagia sempre algo extraordinário nos assunto desta casa sobre tudo se compreende ao sol, a lua ou ambos.

As natividade insignes e heróicas contém, por certo, influxos afortunados porém é a presença neles de influxos maléficos o que permite os conflitos de onde surgem grandes vitórias.

Os temas natal no que ascende ou culmina o grau de uma grande conjunção que há precedido pouco antes(ou bem em que este ultimo grau se faz ocupado pelo sol ou a lua, ou pelo regente do ascendente ou bem ao do MC) pressagiam coisas maravilhosa se o resto do tema concorda, máximo se a grande conjunção há ter lugar com mudança de triplicidade.

Se requer a maior prudência para predizer a profissões de um nativo já que esta depende muitas vezes de outros fatores além do mais apenas de suas qualidades e aptidões.(como são o status e a vontade dos pais, as leis do pais, os cargos hereditários, etc.)

Quando as circunstâncias que rodeiam o nativo se prestam, uma débil causa celeste pode desencadear efeitos consideráveis. Em tempo de guerra, uma ligeira direção mortífera é suficiente para ocasionar danos consideráveis a um nativo que esta na batalha ou lugar de risco.

Na analise de um tema natal devem ter em conta as direções (correspondências no tempo) porem muito mais ainda deve ter se em conta o tema natal na analise de uma direção pois este ultimo jamais poderá contradizer o radical.

Se investigais uma característica dada de um nativo e ainda quando a mesma está fortemente indicada no radical deve indagar se não existem indicações em contrario. Por exemplo, se a luxuria se faz significar pela 5, investigada se não existem causas de castidade na 5 ou 11, indagando se costumes determinados pelo corpo ou dominação na 1, não se opõe a libertinagem.

Ainda quando imperiosamente as maiores prudências deve impor no exercício da arte de predizer, não vaciles em pronunciar categoricamente nos assuntos claros e fortemente determinados em não existir indicações em contrario. Isto será tanto mais seguro quanto as circunstâncias que rodeiam o nativo (destino inferior) não ocasionem impedimento algum ao cumprimento de tais prognósticos.

Quando surjam significados opostos da indicações relativas a fatos da existência, por exemplo se a morte se faz pressagiada como natural e violenta ou bem coexistem possibilidades de que o nativo alcance na sua vida incompatível dignidades no eclesiástico e no militar, devereis avaliar as forças relativas das causa e, de equilibrar se estas, ao chegar a conclusões ou bem concluir que se produzira uma sucessão de acontecimentos. Neste último caso examinado minuciosamente a direção e revolução para determinadas épocas dos acontecimentos.

BOA SORTE A TODOS!