Motivação no Futebol de Mesa


Pensando sobre o mundo do futebol de mesa, percebi uma possível e estranha comparação. As mesmas técnica de motivação utilizadas por recursos humanos de empresas, podem ser aplicados nos grupos (associações) onde jogamos.

Muitas pessoas se enganam quando pensam que basta aumentar o salário de um funcionário para aumentar sua motivação. Porem seu meio de trabalho esta perturbado e nada atractivo em termos motivacionais.

Agora pare e pense como é parecido a idéia nos grupos de futebol de mesa, onde não basta um jogador ganhar todos os jogos, ser campeão etc, se o o ambiente não esta motivador.

Não percebemos, mas quando uma associação adquiri mesas novas motiva mais seus sócios a jogar e participar mais afim nas competições. A pintura de uma sala trás uma visão de ambiente novo, nova motivação para o jogo. Uma modificação na estrutura da sala. Eu particularmente quando compro algum acessório novo para jogar, como a bela maleta para o time (by Guido) é mais uma motivação nova para jogar. O mesmo serve para um goleiro novo, uma ficha, régua…

Percebo que esta idéia esta sendo realizado por todos os grupos (pelo menos em POA), as vezes sem perceber no primeiro momento a importância.

Neste pensamento de futebol de mesa, com RH de empresa conclui que as vezes um pouco de esforço para mudar algumas coisas que a primeira vista são simples, é na verdade grande motivação para jogar e unir mais os grupos. O importante não é o jogo, é o bem estar do grupo!

Por Rafael Dann Ferreira – Figueirense Futebol de Mesa