João Pedro venceu no Clube São João


Coincidência ou não, diga-se de passagem, João Pedro confirmou a excelente fase em que se encontra superando mais de trinta adversários presentes na cidade de Atibaia, no São João Tênis Clube, conquistando pela segunda vez o Torneio Individual da Liga do Interior. A Copa Atibaia, disputada no último sábado (1º de maio), foi a primeira das quatro etapas que serão disputadas durante o ano. João Pedro do Bloco do “R” ficou com o título ao empatar a final com Spinelli, também do Bloco. Entre os oito finalistas estavam 5 integrantes do Bloco (Itu), 1 do Clube São João (Atibaia), 1 do Clube do Botão (Campinas), 1 do XV de Agosto (Socorro).

A Liga começou com muitas novidades, a cidade de Atibaia é a mais nova integrante, com a participação do São João Tênis Clube e já participou do 1º aberto do ano com 10 botonistas, sendo a grande maioria iniciantes no esporte. Outra novidade em termos de equipe, é a embrionária equipe do Campinas Futebol de Mesa, integrada por botonistas que se desligaram de clubes da região para se dedicarem à regra de 3 toques, mas que encontraram na liga um espaço para continuar praticando a regra paulista de 12 toques.

Exatamente para propiciar o ingresso de novas equipes e principalmente abrir espaço para os botonistas em formação nos clubes, a coordenação da liga estudou uma forma de promover um torneio com 36 integrantes, aumentando em 12 vagas em relação aos abertos do ano passado. E essa medida já possibilitou que 2 novos clubes fossem incluídos e com eles diversos botonistas iniciantes puderam ter o gostinho de disputar uma competição oficial e, com isso,  poder melhor desenvolver o seu jogo. Outra novidade foi o fato de os abertos passarem a ser organizados com 12 mesas e a fase final passa a ser disputada em mata-matas a partir das oitavas de final. A experiência ainda deverá ser novamente testada no próximo aberto para novamente ser analisada se caiu no gosto dos competidores.

A liga surgiu em 2008 para oferecer um espaço maior para os botonistas do interior em praticar seu esporte, num momento em que as competições estavam quase que totalmente voltadas para os botonistas da capital. O sucesso da liga foi tão marcante em seus 2 primeiros anos, que a federação paulista se sensibilizou e promoveu importantes mudanças em seus campeonatos, como a criação da Copa Estado por equipes, que reúne os clubes do interior em uma mesma divisão, juntamente com algumas equipes da capital, o que possibilitou um campeonato mais regionalizado e principalmente mais nivelado tecnicamente. Além disso, hoje constata-se que a grande maioria dos torneios Opens da federação serão realizados no interior.

Se por um lado a competição por equipes dentro da liga passou a ser espremida pelo calendário oficial e pelo novo campeonato promovido pela FPFM denominado Copa Estado de S. Paulo, a liga pode se voltar para a criação de um espaço para a iniciação de novos jogadores e formação de novos clubes e poderá se tornar um grande celeiro de botonistas, algo muito raro e especial que é a formação de novos jogadores.

Além de Atibaia e Campinas FM, integram a liga Flamengo de Americana, Clube do Botão de Campinas, XV de Agosto de Socorro, Bloco do R de Itu e Liga Piracicabana. Neste 1º aberto, o Bloco do R mostrou mais uma vez sua força na região e colocou 5 finalistas entre os 8 e fez campeão e vice: João Pedro e Spinelli. Atienza, pela equipe anfitriã, ficou com o 3º lugar. 

Desde sua criação foram realizados 8 Torneios Individuais, João Pedro e Sérgio Filho possuem duas vitórias cada, com uma vitória estão Rafael Mello, Ivan Valini, Carlos e Tchaka. A primeira etapa da temporada foi um sucesso, os anfitriões Atienza e Gesini, entre outros, contaram com a ajuda de diversos colaboradores na sede do Clube São João, por onde passaram 32 (trinta e dois) Botonistas, que competiram em um ambiente agradável com muita organização e desportividade. 

Copa Atibaia: Foram formados seis grupos com seis integrantes cada, os dois primeiros colocados de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados garantiram vaga para a 2ª fase, dezesseis no total:
2ª Fase – Oitavas
João Pedro 4 x1 Renato Ferreira
Beto Magrini 1 x 2 Zé Mário
Robson Mota 2 x 4 Fábio Januário
Celso Silva 2 x 3 Tchaka
Atienza 3 x 1 João Felipe
Carlos 2 x 1 Sérgio Filho
Cristiano 1 x 2 Spinelli
Ismael 4 x 2 Márcio Costa
Quartas
João Pedro 4 x 3 Zé Mário
Fábio Januário 4 x 8 Tchaka
Atienza 2 x 2 Carlos
Spinelli 4 x 3 Ismael
Semifinal
João Pedro 3 x 1 Tchaka
Atienza 2 x 3 Spinelli
Final
*João Pedro 2 x 2 Spinelli 

A Liga do Interior parabeniza a todos os Botonistas que lá estiveram e a receptividade do São João Tênis Clube da cidade de Atibaia, agradece também o empenho das pessoas que estiveram envolvidas na organização do evento, direta ou indiretamente, apaixonados colaboradores. Até a próxima!

Classificação Final

Créditos: Ricardo Nardy / Gilberto Hackmann / Márcio Costa