Sua performance no CDB pelo sistema ELO


O sistema ELO é um método de qualificação (rating) que é usado no Xadrez e em diversos outros esportes para medir a destreza relativa de um jogador face aos demais, o calculo do rating depende de alguns fatores, entre eles estão o rating de seus adversários. Esse sistema surgiu no fim dos anos 50, quando começaram a colocar em prática vários sistemas baseados em que cada jogador recebe um coeficiente individual, o qual varia a cada competição, dependendo dos resultados obtidos, força dos adversários e o peso do torneio.

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 1970 adotou um sistema de coeficientes elaborado pelo físico norte americano Arpad Elo, daí o nome ELO para o rating. Para se calcular o rating de um jogador usa-se a seguinte fórmula:

R = Ra + 10*(Po-Pe)

Obs.: utilizamos o “*” para simbolizar a multiplicação.

R: rating atual

Ra: rating anterior

Po: pontos obtidos

Pe: pontos esperados

Onde Po é o número de pontos que você obteve, 1 para vitória, ½ em caso de empate, e (zero) para derrota. Pe é o número de pontos esperados, se os Pontos Obtidos forem iguais aos Pontos Esperados, seu rating após o torneio não se alterará, se você acumulou mais ou menos os Pontos Esperados, seu rating aumentará ou diminuirá respectivamente. Observe que cada ponto que consegue além dos Pontos Esperados corresponderá a 10 pontos de acréscimo no rating.

Suponhamos que seu rating coincide com o do adversário, então, pela lógica, percebemos que teoricamente, o jogo deve terminar empatado e você deve obter 50% dos pontos. Se seu rating é superior ao do adversário, teoricamente você deverá fazer mais de 50% dos pontos, observando que quanto maior a diferença entre os ratings, maior deverá ser a porcentagem. Significa que quanto maior for os pontos obtidos, o seu rating irá aumentar proporcionalmente, caso contrário ele irá diminuir.

Após a realização de duas etapas (2010) veja como está sua performance utilizando o poderoso sistema ELO:

1º – Márcio Costa (2023)
2º – Antonio Ribeiro (2009)
3º – Ricardo Nardy (2004)
4º – Wilson Benevides (1995)
5º – Edson Fortuna (1990)
6º – Celso de Assis (1985)
7º – Gustavo Arcolini (1980)
8º – Fabio Chelio (1967)
9º – Paulo César (1965)

Em fase experimental no CDB, a pontuação Elo de um jogador é considerada provisória enquanto o mesmo não completar o mínimo de 30 partidas. A partir deste momento, essa classificação torna-se efetiva. Aos jogadores que ainda não possuam qualquer pontuação Elo (efetiva ou provisória), é atribuída uma pontuação virtual, apenas para efeitos do cálculo pontual dos seus adversários, a mesma será 2000 pontos. Em breve estará disponível para baixar uma planilha em Excel detalhada.