Armandinho Futmesa entrevista Lorival Lima


Conheci Lorival havia mais de 25 anos, sendo filho de fabricante de botão viajei até São Paulo na década de 80 para disputar o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa na modalidade 12 Toques com um time fabricado pelo Velho Armando, meu pai, que era o grande artesão de botão de Recife que continua fabricando até hoje com 89 anos.

Para mim botão só de “Seu Armando” como o velho era conhecido, havia ouvido falar de Lorival, pois como jogava na Regra Confederada – 3 TOQUES, a maioria dos jogadores fazia os botões com ele.

Constatei que Lorival além de excelente fabricante levava a vantagem de ter disponibilidade de matéria prima, coisa que meu pai não tinha em Recife.

Realmente descobri outro artesão, pois Lorival não só é para mim o maior fabricante do Mundo ele tem uma grande virtude, só entrega suas encomendas perfeitas, se por acaso algum botão for entregue com defeito que ele por ventura entregou sem perceber, sem titubear ele repõe sem custo.

Mesmo sem contar com um site próprio e dependendo apenas dele, Lorival consegue atender uma vasta gama de botonistas, principalmente os mais exigentes em todo Brasil e no Mundo como poderemos comprovar na entrevista que fiz com ele através de e-mail e com a paciência e colaboração de sua esposa Nélida.

Segue a entrevista;

1. Você é conhecido como o Gepetto do Botão, como você se interessou a fabricar artefatos para o Futebol de Mesa e quanto tempo você já fabrica botões?

Talvez o apelido tenha sido por eu sempre querer inovar nas fabricações, eu faço botões e outros artefatos para o futebol de mesa há mais de 40 anos.

2. Existe uma lenda que não existe fabricante que jogue botão com competitividade, você sempre foi só fabricante ou já jogou também seu botãozinho ?

Não sei o por que desta lenda, existe fabricantes que são excelentes jogadores, eu apenas sempre fui apenas fabricante, talvez por ser o precursor na fabricação e ter muitas encomendas nunca tive tempo de jogar.

3. Quando lhe conheci na década de 80 você fazia botões também para a regra de 3 toques, continua ainda está fazendo para outras regras ou exclusivamente para a de 12 Toques ?

Um fabricante não deve se restringir a determinada Regra, nós temos que nos atualizar e fabricarmos botões para todas a Regras, já confeccionei “craques” para regras que não são oficiais e por isso pouco conhecidas no Brasil. O cliente manda a amostra e eu fabrico.

4. Houve uma evolução muito grande na decoração dos botões, você é um mestre na arte de fabricação, por que não se interessa também em decorá-los?

Eu fabrico os botões sozinho, para fazer decoração eu terei que desperdiçar um tempo que uso para confeccionar meus produtos, eu acho bonito a decoração mas não tenho tempo de faze-las, além do mais com tantos recursos disponíveis o cliente pode ele próprio fazer sua decoração, é isso que acontece com meus clientes.

5. Com o intercambio muito grande do futebol de mesa, você tem exportado times para outros paises?

Sim, o Futebol de Mesa cresceu muito e foi muito divulgado, tenho exportado para outros Países como os Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Espanha, Bolívia, México, Itália e Hungria, principalmente depois do Campeonato Mundial realizado neste último País citado.

6. Qual a maior dificuldade para a fabricação dos botões, a matéria prima ou a exigência cada vez maior dos clientes?

È a exigência dos clientes, matéria prima nós temos de boa qualidade inclusive importada, acho que meus clientes muito exigentes, mas gosto disso e procuro atender da melhor maneira, dificilmente tenho que repor algum produto.

7. Os modelos dos botões mudaram muito desde a época em que começou?

Sim mudaram muito, inicialmente eram usados materiais prontos, como tampas de vidro de relógio e botões propriamente ditos, agora não eles são fabricados especificamente para o Futebol de Mesa e existem vários modelos.

8. Qual o tipo de botão mais pedido e qual a grande coqueluche do momento?

Coincidentemente o modelo mais encomendado é aquele “bolado” por você, que é o botão modelo VITRINE. Acredito por que para este tipo, o botonista pode manter seus botões e modificar a decoração no momento que quiser além de ficar uma decoração maior, mais visível e mais bonita.

9. Vemos através dos sites que existe uma grande quantidade de fabricantes com sites e propaganda dos seus produtos, você nunca se interessou por isso, isto é por que você já tem seu nome estabilizado e mercado garantido?

Acredito que sim, sou o criador oficial da fabricação dos Botões aqui em São Paulo e por isso tenho um nome garantido, acho que para mim a comunicação “boca a boca” surtiu muito efeito.

Qual a importância deste novo site e que mensagem que você deixaria para os leitores do http://www.armandinhofutmesa.com.br ?

Este é mais um meio de divulgação para o Futebol de Mesa. Você está de parabéns Armandinho

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o atual Vice-Presidente da FPFM.

Fonte: http://www.armandinhofutmesa.com.br/