VAI COMEÇAR A TAÇA JOSÉ JORGE FARAH NETO


O Clube do Botão dará uma pausa em seus torneios habituais nas três próximas quartas-feiras para a realização da Copa Inverno, estará em jogo a Taça Farah, com início marcado para o dia 27 de junho e término em 11 de julho. A Copa Inverno é uma homenagem do clube de Campinas ao atual presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa e Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, Jorge Farah, que fez aniversário no último dia 21. Na 3ª e última rodada o presidente estará presente para receber uma réplica da Taça em jogo. A competição será disputada por pontos corridos e os três primeiros colocados serão premiados.

Farah começou a jogar ‘botão’ na década de 60 com colegas da escola e como todo iniciante também jogava longas horas sozinho, no chão de tacos da casa de seus pais, escalando seus times e seleções, nesta época residia em Campinas. Adorava comprar em banca de jornal além de fazer seus próprios botões de galalite e principalmente de tampas de relógio. Narrava os jogos, criava federações e anotava todas as partidas, por sinal ainda guarda todas as escrituras. Em 1975 conheceu os botões de acrílico, profissionais, mas os recusou, preferia jogar com as velhas tampas de relógio, contudo dois anos depois não resistiu ao progresso.

Nascido em São Paulo, porém filho adotivo de Campinas, pois é filho de campineiro, além de ter residido por muito tempo na cidade tem muitos familiares ainda residentes por aqui. O jornalista e gestor desportivo Jorge Farah é Bugrino fanático e apaixonado por futebol, possui um blog onde fala do time do coração: Zé Farah Falando Sério.

Começou a torcer pelo Guarani após assistir uma goleada do Bugre por 5 a 1 sobre o Santos de Pelé e companhia em 18 de novembro de 1964, na ocasião seu pai já era dirigente do clube de Campinas, foi ao estádio ver o Santos e saiu encantado com o Guarani.

Jorge Farah acima de tudo é colecionador de ‘botões’ e tem um blog sobre isto – Coleção de Botões ultrapassando a marca dos três mil times. Há 25 anos fez sua filiação e desde 2006 é presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, em 2008 assumiu a presidência da Confederação Brasileira. É um dos criadores do Portal Futebol de Mesa News – uma nova era para a divulgação da modalidade esportiva. Administra o site da Federação, voltado para a organização, noticias do futebol de mesa e de seus filiados e promoção dos eventos. Desenvolveu em parceria com outros aficionados um programa de tevê semanal na internet voltado ao esporte, ficou no ar por um longo período.

Farah comprou a ‘briga’ dos amigos Geraldo Cardoso Décourt e Antonio Maria Della Torre e vem trabalhando em prol do esporte com determinação. Além de administrar todas as entidades e portais, promove a divulgação do Futebol de Mesa em jornais, televisões, revistas, livros, documentários e projetos esportivos dos mais variados. Ainda luta para que o esporte possa ser desenvolvido nas escolas e não pare de crescer. E são por esses e outros motivos que o Clube do Botão faz essa homenagem a mais um grande paulistano que tem o coração “campineiro”.

Ricardo Nardy