ENQUETE – JOGOS DO GUARANI E PONTE PRETA COM TORCIDAS ÚNICAS? VOCÊ É A FAVOR?


GUARANI E PONTE DECIDEM POR DÉRBIS COM TORCIDA ÚNICA APÓS SÁBADO –

Os recentes episódios de violência envolvendo organizadas de Ponte Preta e Guarani levaram os presidentes dos dois clubes a tomar uma decisão: dérbis com torcida única. O acordo foi feito em reunião na tarde desta quarta-feira, na Prefeitura de Campinas, e valerá somente para os confrontos seguintes ao de sábado, quando o Majestoso ainda receberá os bugrinos.

[polldaddy poll=6070236]

A iniciativa partiu do mandatário alviverde, Marcelo Mingone, e não sofreu recusa de Márcio Della Volpe, presidente em exercício da Macaca. A Polícia Militar, por meio do Tenente Coronel Nelson Coelho, também aceitou a ideia. O pedido será encaminhado para a Federação Paulista de Futebol. Posteriormente ao jogo de sábado, representantes dos dois clubes devem voltar a se reunir e assinar um documento oficializando o acordo.

A medida já é utilizada em outros dois clássicos pelo Brasil: Cruzeiro e Atlético-MG e Coritiba e Atlético-PR. Em ambos os casos, o objetivo foi diminuir o risco de brigas entre torcedores. A rivalidade em Campinas culminou com a morte de um bugrino, na semana passada.

Uma hora e meia depois dos derbinhos das categorias sub-15 e sub-17, no Brinco de Ouro, cerca de 20 pessoas, entre integrantes de organizadas de Ponte e Guarani, se enfrentam nas proximidades dos dois estádios. Anderson Ferreira, de 28 anos, foi agredido com chutes na cabeça e barras de ferro. Ele ficou dois dias internados, mas não resistiu.

Além da morte, houve confusão no dérbi do primeiro turno da última Série B, em julho de 2011, no Majestoso. Após provocação do locutor do estádio, durante o intervalo, bugrinos colocaram fogo em uma sala com arquivo morto e entraram em conflito com a PM. Dezenas de pessoas ficaram feridas. Por conta do tumulto, os clubes perderam cinco mandos.

Por Heitor Esmeriz – Campinas, SP

Continue lendo: Globo Esporte