RELEASE CLUBE DO BOTÃO CAMPINAS 2011


DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE MESA CLUBE DO BOTÃO – SLG – RELEASE 2011 – O departamento de futebol de mesa da Sociedade Cultural, Musical, Recreativa e Social, São Luiz Gonzaga, esteve em plena atividade no ano de 2011 com a realização de 44 (quarenta e quatro) encontros semanais, todos eles nas quartas-feiras entre 19h00 e 23h00. Em 22 (vinte e duas) oportunidades realizamos nosso tradicional campeonato interno valendo ranking e premiação aos melhores no final do ano. Com uma média de presença de 12 (doze) associados por etapa de um total de 23 (vinte e três) que participaram durante todo o ano. Os outros 22 (vinte e dois) encontros foram destinados a treinos livres e encontros. Foram disputados três campeonatos com premiação durante a temporada 2011, cada um com seu próprio regulamento.

COPA JOSÉ CAMPOS REINATO

No mês de janeiro foi realizada a Copa José Campos Reinato em homenagem ao presidente da SLG pelo apoio e incentivo ao esporte dentro clube e na cidade de Campinas. Foram três etapas em três quartas-feiras seguidas. Participaram da competição 14 (quatorze) botonistas e o grande campeão foi Ismael Júnior, em 2º ficou Márcio Costa e 3º Ricardo Nardy. O sucesso desta competição foi tão grande que em janeiro de 2012 já está marcada a 2ª Copa José Campos Reinato.

TAÇA CAMPINAS

A competição foi disputada em 22 etapas durante o ano, iniciou no dia 9 de fevereiro e terminou no dia 30 de novembro. Celso de Assis sagrou-se campeão, participou de 21 etapas e por 6 vezes venceu a série ouro, terminando a temporada em 1º lugar no ranking. Em 2º ficou César Rebecca, também com 21 participações. Completando o pódio, Wilson Benevides (3º), com 22 participações.

COPA E RECOPA

A Copa dos Campeões e Recopa foram disputadas no dia 14 de dezembro, a Copa foi composta pelos Campeões dos torneios da temporada e a Recopa foi disputada pelos demais integrantes. Na Copa dos Campeões Sérgio Filho ficou em 1º, Fábio Chelio em 2º e Celso de Assis em 3º. Já na Recopa tivemos Wilson Benevides em 1º, em 2º Ismael Júnior e em 3º Alexandre Schon. 

ANFITRIÕES

Além dos torneios internos entre os associados sediamos duas competições da Liga do Interior e uma da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Pela Liga tivemos a Copa Campinas no dia 23 de outubro que contou com a presença de 24 atletas da região, Ademarzinho da cidade de Socorro ( XV de Agosto) sagrou-se campeão, Sérgio Filho de Campinas (CDB/SLG) em 2º e Pietro Varoli de Itu em 3º.

A segunda competição da Liga foi a Copa de Ouro e de Prata (11 de dezembro), participaram das Taças os 16 melhores jogadores mediante classificação no ranking individual da Liga do Interior em 2011, oito participaram da ouro e oito da prata. Tchaka de Itu (Bloco do R) venceu a ouro enquanto Celso de Assis (CDB) de Campinas a série prata. Na mesma ocasião houve uma assembléia entre os representantes dos clubes do interior para definir o regulamento 2012, terminou com a eleição de Ricardo Nardy para dirigir a Liga por mais um ano. Após a competição e a assembléia realizamos nossa tradicional festa de final de ano entre os associados do departamento com muito churrasco e refresco.

A competição oficial da Federação que sediamos foi a Copa do Interior Prata, realizada na sede do Clube do Botão/SLG no dia 2 de julho. Doze jogadores do interior participaram da disputa que teve como grande campeão o atleta Celso Silva da cidade de Americana (Flamengo), em 2º lugar ficou Cristiano também do Flamengo, em 3º Bruno Blois da cidade de Jacareí.

II SUPER OPEN CAMPINAS

Com o apoio do Clube do Botão/SLG e em parceria com o SESC Campinas, a Federação Paulista de Futebol de Mesa realizou nos dias 1º e 2 de outubro o II SUPER OPEN da temporada. A competição reuniu botonistas de todas as séries e categorias do futebol de mesa paulista, por volta de 140 atletas estiveram presentes. Cinco séries foram disputadas nos dois dias de competição, três no sábado e duas no domingo, todas elas levaram o nome de Geraldo Cardoso Décourt. O Clube do Botão de Campinas tomou a iniciativa de fazer essa homenagem em razão de Geraldo Décourt ter sido um ícone para o Futebol de Mesa em todo país. Ele elaborou o primeiro regulamento, o hino do botonista, além de ter sido um dos maiores incentivadores, divulgando, organizando competições, popularizando nosso esporte. Acima de tudo ilustre campineiro, portanto, Campinas não poderia ficar de fora das comemorações do centésimo aniversário, que durante o ano foram feitas por todo o Brasil. Nove botonistas do Clube do Botão participaram da competição, Sérgio Filho (1º) e Fábio Chelio (8º) foram os destaques da equipe campineira, ambos jogaram na série cinza.

Sérgio Filho conquistou o título ao vencer a grande final sobre o número ‘1’ do ranking da federação (Farinha) pelo placar de 3 a 2. O atleta de Campinas dedicou o primeiro título federativo do CDB a Geraldo Décourt.

Campeões:

SÉRIE AMARELA: Alencar (Sport Clube Corinthians Paulista)

SÉRIE VERDE: Vanno (Meninos Futebol Clube/SP)

SÉRIE AZUL: Bruno Varoli (Círculo Militar/SP)

SÉRIE LARANJA: Quinho (Sociedade Esportiva Palmeiras)

SÉRIE CINZA: Sérgio Filho (Clube do Botão/Campinas)

DIA DAS CRIANÇAS NO SESC CAMPINAS

O Sesc Campinas preparou uma programação variada e especial para a garotada no dia 12 de outubro, dia das crianças, muitas atividades foram realizadas durante todo o dia. O Clube do Botão/SLG marcou presença com a realização de uma oficina, aulas teóricas e práticas foram ministradas pelos monitores do Clube, proporcionando aos jovens e adultos o privilégio de jogar uma partida de futebol de mesa. Aproximadamente 200 crianças participaram com muito entusiasmo da oficina, entre elas, muitas tiveram contato com a modalidade pela primeira vez. Agradecimentos ao Sesc Campinas pela iniciativa e incentivo à modalidade, e aos monitores do CDB que lá estiveram e trabalharam intensamente em prol do esporte: Nardy, Antonio, Cristiano, Serginho, Gustavo, Miro, José Henrique e “Chelio”. 

FEDERADOS

Entre tantas outras atividades realizadas e promovidas também participamos como federados dos seis Torneios Abertos Individuais promovidos pela federação que foram realizados em diversas cidades. Doze atletas representaram nossa entidade e nossa cidade ativamente. Dando continuidade ao trabalho iniciado em agosto de 2010, quando fizemos nossa filiação junto à federação paulista, em 2012 provavelmente teremos por volta de quinze federados e além dos torneios individuais participaremos do torneio por equipes, o que elevará o número de seis participações para quinze durante a temporada. Para tanto continuaremos contando com o apoio e incentivo de nossa Associação.

 

Ricardo Nardy – Diretor Departamento de Futebol de Mesa – 9/1/2012