FLAMENGO OU SANTOS? VAI ENCARAR?


Final de campeonato não eh todo dia que um clube pode disputar. Para um clube pequeno de futebol de mesa, isso acontece uma vez a cada dez anos. Eh mais ou menos assim para o Americana Futebol de Mesa. Nos tempos do Rio Branco, a equipe de 12 toques participou de 2 finais: final da serie A2 em 2001 contra o SC Corinthians, quando perdemos e final da Copa da Federação em 2008, quando eramos Rio Branco`FAM, onde tambem perdemos para o CRE Fundação. O unico titulo por equipes do Rio Branco foi o de campeao da Copa do Brasil de 3 toques em 2009.

[polldaddy poll=5641557]DÁ FLAMENGO OU SANTOS NA PRIMEIRA PARTIDA DA FINAL?
(polls)

E agora, em 2011, 10 anos apos a outra final de uma competicao por equipes equivalente a 2a divisão, o Flamengo FC, logo no seu 2o ano de atividades, chega a uma final de campeonato por equipes. Mais uma vez entrarah na sala de jogos perante um adversario favorito e com melhor campanha. Dessa vez serah o Santos FC, que se preparou e se organizou, contratou jogadores experientes para conseguir o acesso ao Campeonato Paulista.

O Flamengo optou pela formula de reunir jogadores que, a exceção do Fernando e do Ismael, nunca foram titulares nas suas equipes, porem o objetivoo era formar uma familia, um grupo forte em união, em dedicação e superação. Quando os remanescentes do Rio Branco se juntaram para formar a equipe no Flamengo, o que mais esse grupo formado por Gilberto, Fernando, Caiçara e Renato queria era juntar pessoas escolhidas a dedo que gostassem de estar juntas, gostassem de jogar botão e não se importassem com resultados para permanecer unidos, que não ficassem com cobranças individuais que beirassem a humilhação, que não ficasse com inimizades ou intrigas, enfim, queriamos formar um grupo legal para estar junto e jogar botão.

E assim foram convidados os meninos de Limeira para voltar ao AFM, foram convidados Ismael e Celso Assis para voltar, foram convidados o pessoal de Piracicaba que imaginavamos ter o perfil que procuravamos e assim reunimos um grupo pequeno, de 12 a 13 pessoas, que passou a se reunir toda semana para os treinos. Tivemos um circuito Americana de futmesa em 2010 que foi considerado o melhor de todos os tempos, tivemos algumas confraternizações, algo que nunca haviamos feito anteriormente, tivemos problemas de relacionamento que foram resolvidos ou superados pela amizade, pela conversa, pelo pedido de perdão, algumas vezes ate com lagrimas. Tivemos alegrias e frustrações, tivemos momentos muito decisivos e de alguma forma superados pelo bem.

E isso trouxe um premio maravilhoso a um grupo humilde e batalhador. Um grupo sem estrelas, sem aquele jogador diferenciado que muitos clubes tem, esse grupo consegue chegar a uma final de Copa Estado, uma competição dificilima, mas que o flamenguinho chegou la.

E agora, depois de tantas partidas em que particularmente eu ficava pensando como iriamos conseguir vencer, mas no final venciamos na base da garra e tambem da tecnica que foi se aprimorando com o tempo, mesmo estando defronte de um adversario sabidamente superior e mais forte, tenho o direito de pensar que depois de tantas emoções nestes 2 anos de Flamengo temos o direito de pensar que o melhor para esse grupo aihda estah por vir.

Da-lhe Mengo, rumo ao titulo!

Gilberto Hackmann

AMERICANA FUTEBOL DE MESA