Tiririca será recordista de votos


Segundo pesquisa Datafolha, o candidato Tiririca (PR) será o recordista de votos para o cargo de deputado federal. Concorrendo pelo Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, a estimativa é que Tiririca tenha por volta de 900 mil votos. Em se confirmando tal previsão, Tiririca só perderia o posto de campeão histórico de votos ao cargo de deputado federal para o falecido Enéas Carneiro, com votação recorde de 1,5 milhão de votos na eleição de 2002.

Palhaçadas de Tiririca e excentricidades de Enéas à parte, mas não menos relevantes ou importantes na discussão da qualidade do voto, o fato é que tais fenômenos não são fabricados por acaso. Isso mesmo, fabricados, pois esta é a razão de candidatos que, com discursos mambembes, porém, de forte apelo emocional, desfilam slogans imbecis em busca de recordes de votos.

Recordes que têm um único objetivo: aumentar o número de cadeiras parlamentares do partido/coligação eleitoral destes candidatos, conhecidos como puxadores de voto, já que as escolhas das urnas são computadas, primeiramente, ao partido, o real detentor das cadeiras legislativas. Dessa forma, considerando por hipótese que seja necessário 150 mil votos para que um partido/coligação eleitoral ganhe uma cadeira na Câmara Federal, somente a votação de Tiririca daria ao seu grupo 6 cadeiras. Isto significa que Tiririca puxaria, com seus votos, mais 5 deputados federais de seu partido/coligação eleitoral consigo. A estimativa da pesquisa é que os votos de Tiririca dêem ao partido por volta de 7 cadeiras na Câmara Federal.

Continue lendo…