Terceiro aniversário da Garagem do Tubão


Além dos clubes tradicionais que disputam os diversos campeonatos ao longo do ano, com disputas acirradas, temos muitas garagens espalhadas pelo Brasil que tem a finalidade de reunir amigos para a prática do fut mesa sem a obrigação de campeonatos oficiais…

A matéria de hoje faz uma homenagem a um das mais famosas garagens de SP. É a GT – Garagem do Tubão, que na próxima segunda-feira completa 3 anos de existência.

Desde pequeno a paixão do Tubão em jogar futebol de botão sempre foi evidente. Depois da aula a sala de jantar da sua casa virava um estádio com um estrelão encerado com poliflor e verdadeiros campeonatos eram disputados com direito a narração de jogadas espetaculares e tudo mais…

Em 2005 Tubão conheceu o jogo de Futebol de Mesa, ou seja, o jogo de botão levado a sério. Um grande amigo de anos chamado Ricardo Taurisano em certo bate papo, lhe disse que naquele final de semana ele estaria indo para a casa do pai dele em Ibiúna e fariam um torneio de futebol de mesa.

Tubão tinha somente a coleção de botões antigos, os famosos Brianesi e o botão profissional é bem diferente dos que possuía na época. O Ricardo então lhe passou o site do Edu Toscano da Edu Botões e logo foi buscar um Corinthians Democracia pronta entrega que havia na vitrine, assim poderia arriscar jogar com esses botões fenomenais…

O Ricardo apresentou Tubão ao Julio Paterno que possui um clube amador de Futebol de Mesa chamado Grêmio Butantã. Tubão jogou no Grêmio Butantã até Maio de 2007.

Desde então a i´deia de se criar uma garagem foi ficando cada vez maior. Tubão tinha uma garagem cheia de móveis antigos, cacarecos sem utilidade.

A dúvida maior era: Será que conseguiria gente para jogar???

Mesmo com essa dúvida estava aberta em 2 de Agosto de 2007 a Garagem do Tubão, esse nome foi escolhido pelos amigos através de sugestões via e-mail.

E foi questão de tempo, pois começaram em 8 amigos todas as segundas ( a partir das 20hs) e com lotação máxima de 12 com 4 mesas.

Isso forçou a adquirir mais duas mesas e com 6 mesas conseguiram colocar 14 botonistas jogando toda segunda-feira. Os campeonatos começam e terminam no mesmo dia.

A GT possui um ranking anual com estatísticas de cada jogador, campeonato a campeonato esses dados são atualizados, assim cada um pode conferir o número de vitórias no ano, empates, derrotas, gols feitos e sofridos, isso ajuda a cada um melhorar o seu rendimento, além também de estimular uma competição interna saudável entre todos os participantes…

A Garagem do Tubão em 2009 ganhou um novo distintivo, uma nova formulação interna com mais espaço e mudou o nome para GT – Futebol de Mesa.

Muitos botonistas que hoje jogam federados já passaram por lá, tais como Ito Neves e Cabeção do Nacional, Picolino, Nilo e Beanzinho do Corinthians, Edinho, Flavio, Né, Julinho, Régis, Russo do Cisplatina e lógico o próprio Tubão que atualmente joga no Corinthians…

A GT – Futebol de Mesa tem como regra, tirar fotos engraçadas ao final de cada campeonato, sempre com temas definidos no dia com algo que ocorreu no próprio local, algo que acontece no mundo ou simplesmente um tema esdrúxulo que sai da cabeça do amigo Cebola….

Palavras do Tubão sobre a garagem: ”Dia 2 de Agosto de 2010 faremos 3 anos!!! São 3 anos de muita alegria, posso dizer que tenho o maior carinho em chegar mais cedo, limpar o chão, as mesas e bolinhas e dar as melhores condições possíveis para todo mundo poder jogar… Isso me deixa satisfeito, independente do meu rendimento no campeonato da noite…

Eu sempre sonhei em ter uma mesa profissional em casa para jogar, hoje eu tenho 6… Tenho muitos amigos feitos no esporte… E o principal que acho que sem ele nada disso seria possível: o apoio incondicional da minha mulher, que me ajuda na limpeza e organização da garagem. Posso dizer sem medo nenhum, sou um cara muito feliz… Obrigado pelo espaço.”

Corinthians FutMesa