Tipp-Kick – O Futebol de Mesa Alemão


Semana passada fui convidado para uma “Männerabend” numa Loja de Brinquedos local aqui em Hannover. A tradução ao pé da letra seria uma “Noite de Cavalheiros” e essa idéia alemã consiste em fechar a loja para um número seleto de convidados, dividi-los em times de quatro participantes e durante toda noite esses grupos jogam os mais diferentes jogos em intervalos de 20 minutos.

Tudo isso regado à muita cerveja e salsichas aos cavalheiros. Numa lista de jogos que passar desde do Poker, Dardos, Sinuca, Boule-Spiel, Autorama, Pebolim, e o que possas imaginar dentro de uma loja gigante de três andares especializada apenas em brinquedos.

O que me chamou atenção na noite foi o Futebol de Mesa dessas Terras Saxãs, o Tipp-Kick. Quando me falaram sobre o jogo já estava empolgado esperando o clássico Futebol de Botão, achando que ia detonar com minha experiência Tupiniquim. Ledo engano… O Tipp-Kick é um outro monstro a ser dominado.

Na verdade o Tipp-Kick é um jogo simples bem mais veloz e divertido que os botões brasileiros. É jogado com apenas duas peças em cada time, um chutador e um goleiro, num campo que lembra as dimensões do Futebol de Botão. O chutador consiste num pequeno boneco de aço com um botão na cabeça que dependendo de como é pressionado faz a figurinha chutar a bola em direção ao gol. E os goleiros podem se mexer livremente como no velho Totó ou Pebolim brasileiro.

E o que mais me impressionou foi a “Cultura Tipp-Kick”. Esse jogo já tem quase 90 anos de existência na Alemanha e o campeonato nacional (Bundesliga) já é dividido em 3 divisões com rebaixamentos e promoções. Cada cidade tem seu próprio clube de Tipp-Kick e cada região organiza seu campeonato local.

Até um filme em 2004 já foi produzido sobre esse jogo, “Aus der Tiefe des Raumes” conta através da comédia o que aconteceria se um dessas pecinhas ganhasse vida.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qr11-PRB4ZU&w=560&h=340]

As figurinhas de aço são produzidas da mesma forma desde de 1923, com todas as peças sendo pintadas manualmente por um artesão. E os admiradores do Tipp-Kick customizam todas os chutadores e goleiros numa tradição que cruza gerações.

São essas tradições e culturas paralelas do velho esporte Bretão que não podemos perder. O Tipp-Kick é uma boa dica para aqueles ainda acreditam no Futebol de Verdade… com Cultura, História e Tradição.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PTCHJd6sXeQ&w=480&h=385]

Fonte