Jorge Farah – Meu Time de Botão


Bom Dia! Amigos Craques de Botão! Nosso entrevistado de hoje é o presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa e da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, jornalista, gestor esportivo, pesquisador e estudioso do futebol, do futebol de mesa, escritor e meu amigo, José Jorge Farah Neto, torcedor do Guarani !

meu time de botão que time você torce? e como começou essa paixão?

Farah

GUARANI FUTEBOL CLUBE, em 1964 eu tinha 7 anos fui ao estádio com meu pai que era dirigente do Bugre, assistir o Santos jogar contra nos, com Pelé e companhia, resultado final do jogo Guarani 5 x 1 Santos, adivinha pra quem eu comecei a torcer ? Peguei uma paixão por aquele time verde lindo, que tinha um ataque deslumbrante, Joãozinho, Nelsinho, Baba, Américo Murolo e Carlinhos.

Tenho um blog que fala do Bugre sempre que posso, http://farahneto.zip.net/

meu time de botão

se você fosse o presidente do Guarani, que jogador você contrataria pra resolver os problemas do time?

Farah

Ih, meu amigo hoje precisaria contratar os 11 da linha e mais uns 10 reservas, o Bugre hoje passa por uma das suas piores fases, resolve-las sera muito, mas muito difícil.

meu time de botão

primeiro gostaria que o Sr. nos dissesse como começou, essa paixão pelos botões?

Farah

Quase ao mesmo tempo em que pelo futebol, porém foi de forma diferente, eu comecei a ganhar de uma tia minha botões de Natal, pois ela tinha pouca grana, mas nunca deixava de nos dar a lembrancinha, quando ela dava umas meias nos pedíamos para que no ano seguinte não desse meias não, nos queríamos era jogo de botão, uau, como eu adorava comprar botões em banca de jornais, fazer meus próprios botões de galalite, raspá-los no chão ate ficarem excelentes atacantes, desde pequeno eu narrava os meus jogos e fazia as minhas federações fictícias, tenho os cadernos anotados ate hoje com meus jogos, os não oficiais, aqueles que eu jogava comigo mesmo, e até os oficiais, aliás marco meus jogos até hoje, já se vão 46 anos.

meu time de botão

o Sr. é o Presidente da FPFM – www.futmesa.com.br e da CBFM – gostaria que o Sr. comentasse um pouco sobre ambas, campeonatos, regras, filiados, projetos futuros

Leia a entrevista na íntegra…

Farah

Este assunto é muito longo, mas vamos lá, jogo botão oficialmente desde 1982, com este pessoal que pratica o “futebol de mesa”, sempre me envolvi com diretores e abnegados do esporte, até mesmo quando ele ainda não era esporte, em 1992 se deu o meu primeiro “aproach”, virei Vice presidente da FPFM, porém durou pouco, eu tinha outros interesses e me afastei depois de meu mandato se encerrar, mas em 2006 eu botei na cabeça que iria mudar a cara do esporte e fazer com que ele crescesse como queriam meus amigos Antonio Maria Della Torre e Geraldo Decourt, comprei a briga e estou ate hoje brigando e muito pra que o esporte cresça, em 2008 eu resolvi ser candidato a CBFM, pois precisava ampliar o trabalho para além das divisas do estado, apenas como ilustração, quando assumi a Federação Paulista, ela devia dinheiro, hoje está estável e com seu material todo trocado e atualizado, a CBFM não tem um tostão e deve ainda valores a FPFM pois ela não te sustentação própria, ainda, agora neste ano resolvemos assumir definitivamente a entidade e fazer valer os direitos da mesma, vamos colocar a casa em ordem para que em 2012 possamos ter um Mundial lindo aqui no Brasil, Mundial este que se repetirá em 2014 na forma de Mundialito e em 2016 como um novo Mundial, isso tudo aqui no Brasil, e será um trabalho insano que começamos e vamos terminar.

São Paulo tem 17 clubes filiados a Federação e aproximadamente 2.300 atletas, a CBFM tem 17 federações estaduais e mais de 5.000 atletas, nés temos clubes em nossas fileira da ordem e da categoria de Corinthians, Palmeiras (Tri campeão Brasileiro de Equipes), Santos, Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense, Circulo Militar, Maria Zélia, XV de Agosto, de Socorro, entre muitos outros não menos queridos. Eu ficaria horas falando do esporte e não pararia, mas fica pra uma próxima vez quando nos estivermos mais fortalecidos como esporte perante o Brasil.

meu time de botão

o espaço é do Sr. para suas considerações finais, ou qualquer outro assunto, que eu possa ter me esquecido!

Farah

Não, você não se esqueceu de nada, agradeço o espaço e espero que este seu trabalho traga novos adeptos ao nosso esporte, li a matéria que você fez com o Nardy nosso amigo, excelente pessoa e achei muito boa, e aproveito para lhe oferecer uma coluna em nosso site o www.futeboldemesanews.com.br para que você coloque lá tudo que achar pertinente, comentários, entrevistas, enfim o que voce quiser.

Leia a entrevista na íntegra…