Análise tática 12 toques


O principal objetivo desta coluna é transmitir algumas noções táticas para o jogador iniciante. Eu mesmo senti muita falta de um botonista mais experiente para orientar meu jogo e, como todos que sobrevivem, tive que aprender levando surras na mesa. Apesar de ainda me encontrar longe de ser um jogador completo, acredito que alguma coisa eu possa ensinar ao novato.

Quando colocamos duas crianças para jogar botão pela primeira vez, em qualquer regra que seja, a tendência natural delas é ir com tudo para frente e tentar dar o maior número de chutes a gol possível. Essa tendência também é verificada entre os novatos adultos: eles querem mesmo é chutar a gol e tentar colocar a bola na rede, muito embora em nossa regra não raro eles terminem uma partida contra um jogador mais experiente sem dar um chute a gol sequer! O ponto aonde quero chegar é que na regra 12 toques se ganha o jogo no ataque. Cada um carrega a bolinha para o ataque inúmeras vezes e dá uns 15 ou mais chutes a gol. Quem tiver o melhor aproveitamento vence a partida. Em nossa regra, tal como no futebol real, se ganha o jogo nos contra-ataques!

Em geral são nos erros do adversário que surgem as melhores oportunidades de gol. Por isso, às vezes acontece de vermos um jogador que tem até uma boa técnica mas não é tão competitivo, pois oferece muitos contra-ataques ao adversário. Na 3 toques o botonista se torna verdadeiramente competitivo quando adquire consciência defensiva. Isso não quer dizer que ele tenha que jogar fechado atrás, mas sim jogar protegido para não ser surpreendido no contragolpe. Encare o jogo como uma batalha entre dois exércitos numa guerra: você avança sobre as linhas inimigas com uma retaguarda para lhe dar apoio e sempre procurando o ponto mais vulnerável do outro lado. No futebol de mesa você vai para o ataque com a defesa bem postada e sempre procurando o lugar onde o adversário terá menos chance de lhe roubar a bola, o que em geral é pelas pontas!

Até a próxima,

Digão

Fonte: http://bolinhadefeltro.blog.terra.com.br/2008/06/30/analise-tatica-n%c2%ba-7/