Armandinho entrevista Atienza


Conheci Atienza desde que lutávamos para regulamentar o Futebol de Mesa como esporte Nacional. Sendo ele um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol de Mesa, sempre foi um lutador pelo esporte. Já foi Campeão Brasileiro Master e hoje é o responsável pela ascensão do Corinthians no Ranking paulista de Equipes e é considerado um dos maiores colecionadores de times de botão do País. Conheçam mais um baluarte no nosso esporte. Segue a entrevista que fiz com ele através de e-mail:

PERFIL

NOME: GERALDO DO CARMO ATIENZA

ENDEREÇO PARA CONTATO – DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE MESA DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

NOME DO TIME QUE COSTUMA JOGAR: CORINTHIANS e SELEÇÃO BRASILEIRA

FEDERADO A ALGUM CLUBE – SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

FEDERAÇÃO: FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA – DESDE 1962

REGRA QUE PRATICA: 12 TOQUES

TIME DE FUTEBOL DO CORAÇÃO: SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

ENTREVISTA

1. Primeiro é um prazer estar fazendo esta entrevista com você principalmente depois do que você passou, mas como está o Futebol de Mesa em sua vida hoje?

Fiquei lisonjeado com o convite para esta entrevista. O futebol de mesa vai de vento em popa, progredindo cada dia mais e muito perto da perfeição.

2. É verdade que quando você assumiu a coordenação do Futebol de Mesa do Corinthians deixou de participar das competições Nacionais, ou seja, virou apenas cartola?

Não, não é verdade, pois cartola sempre fui e o que me afastou das competições nacionais foi o precário estado físico que se agravou e só terminou com uma delicada operação, que já não é mais motivo de preocupação.

3. Lembro que você foi Campeão Brasileiro Máster adotando a tática de jogar essencialmente no ataque, a maioria dos botonistas da nossa modalidade joga mais na defesa, o que você aconselha aos iniciantes?

Segundo o velho ditado, o ataque é a melhor defesa e, ao meu modo de ver, aconselho a todos os iniciantes que joguem sempre no ataque.

4. Anos atrás havia uma grande disputa e assédio por botonistas que se destacavam aí em São Paulo, o Departamento de Futebol de Mesa do Corinthians forma novos atletas ou também traz para o clube botonistas já consagrados?

O Corinthians passou por uma fase ruim, chegando inclusive a cair para a série A2 há alguns anos. Para sairmos dessa situação demos início a um projeto que deve culminar este ano, que é o do nosso centenário. O projeto consistiu em convidarmos os botonistas corinthianos de renome a fazerem parte do clube em seu centenário. Hoje, o clube conta com 52 botonistas, sendo 12 deles da categoria sub-20.

5. Com as grandes opções de jogos eletrônicos, como deverão se comportar os pais no sentido de trazer as crianças para a prática do botonismo?

Para trazer as crianças para o universo do botonismo promovo em escolas de São Paulo e Atibaia vários work-shops, formando também professores de educação física para que possam ministrar aulas de futmesa em seus colégios. Os pais são os principais convidados, já que o futmesa permite uma integração grande entre pais e filhos.

6. Foi disputado fora do Brasil o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Mesa, você acha que teremos condições de patrocinar um no Brasil?

Sem dúvida, existe um trabalho da Federação Paulista de Futebol de Mesa, liderado pelo presidente Farah em conjunto com o poder público municipal e estadual, também com a iniciativa privada para que o evento seja realizado em um hotel de renome. Faço parte dessa comissão e, sem dúvida, alcançaremos êxito, para que o evento aconteça em 2011.

7. Você era conhecido como um dos maiores colecionadores de times de botão do País, ainda mantém esse hobby e quantos times você tem hoje?

Não adquiro times desde 2002 e grande parte dos que tinha foram vendidos ou dados a filhos, netos, sobrinhos e amigos. Atualmente conto apenas com cerca de 120 times.

8. A modalidade 12 Toques mudou muita coisa comparada com ela no início da regulamentação com Esporte Nacional na década de 80?

Sem dúvida que as modificações foram para melhor.

9. Muitas mudanças são propostas nas reuniões realizadas nos Congressos Técnicos durante os Brasileiros individuais, mas muitas não se concretizam, você acha a modalidade 12 Toques não tem mais muito que mudar?

Tem sim. Todo esporte passa por modificações. Veja, por exemplo, o futebol de salão, o basquete, o voleibol etc. Isso acontece para o esporte não se tornar obsoleto, monótono e vicioso.

10. Qual a importância deste novo site e que mensagem que você deixaria para os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br ?

O site divulga informações atualizadas sobre o esporte, estreita laços de amizade, mostra para o mundo uma modalidade esportiva que é inteligente, de raciocínio e cujas práticas tem a ver com disciplinas do conhecimento como a física e a matemática, como o estudo dos ângulos, de força, de atrito, de cálculo de velocidade e distância.

Desejo e acredito no grande sucesso deste site, criado por um dos mais renomados botonistas do Brasil.

Parabéns, amigo Armandinho.

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o atual Vice-Presidente da FPFM.

Fonte: http://www.armandinhofutmesa.com.br/destaques/2010/02/entrevistado-do-mes-atienza-diretor-de-futebol-de-mesa-do-corinthians-de-sao-paulo/