VALDIVIA ESTÁ CHEGANDO “VAMOS TREINAR COMO NUNCA”


Hoje vamos conversar com João Pedro Januário, um dos reforços do time de Campinas para disputar o campeonato paulista de 2013. Conhecido carinhosamente no futebol de mesa como Valdivia, nasceu em Salto, mas morou toda vida na bela cidade de Itu. Formado no Curso Superior de Tecnologia em Processos Mecânicos e Curso Superior de Tecnologia em Projetos pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Além da profissão de Tecnólogo em Métodos e Processos estuda inglês e nas horas vagas a diversão é com a própria banda de rock “Ossos Fracos”.

Torcedor do São Paulo aprendeu a dar as primeiras palhetadas no final de 1998 quando conheceu a sede do Bloco do R, jogou e parou várias vezes devido os estudos. Em 2007 começou a jogar o futmesa de verdade, participando de alguns torneios individuais e torneio de equipe promovido pela federação. Em 2008 passou a ser um dos principais jogadores do Bloco assumindo também tarefas importantes junto à federação. Já em 2009 a equipe Ituana estava reduzida e não disputou o equipes, o que o fez aceitar o convite dos amigos Perrotti e Francisco Júnior para defender o Circulo Militar, porém continuou treinando no Bloco e ajudando nas tarefas extracampo, em 2010 voltou a atuar pelo Bloco. “Mesmo sendo reserva do ‘B’ nunca faltei às partidas de equipes e disputei quase todos os individuais do ano. Sem duvida que aprendi muito com os amigos de CMSP durante esse período”, comentou João Pedro.

O Titulo mais importante de sua carreira foi a Copa Estado de 2010, com uma campanha invejável, 100% de aproveitamento, com direito a três vitórias em cima da forte e tradicional equipe do Santos. João Pedro ainda destaca a primeira participação em um open da série ouro em 2010 quando anotou incríveis 13 pontos na primeira fase, sem contar as inúmeras medalhas que conquistou nos demais opens série ouro e nos torneios integração. Recentemente ficou em terceiro lugar no 4º Open e 8º no Super Open Itu, conquistou também o titulo da Taça São Paulo Interior Ouro.

Questionado sobre o que motivou aceitar o convite para jogar pelo CDB, Valdivia afirmou que o motivo maior foi a impossibilidade do Bloco Jogar o equipes por falta de jogadores “Além disso, se é pra sair do Bloco, preferi ajudar os amigos do interior que precisavam de reforços para jogar a primeira divisão”, acrescentou.

Positivista, diz que se o grupo tiver união e muito treino essa equipe poderá dar trabalho em 2013, “Temos que ter os pés no chão e saber que o nível da primeira é muito melhor do que da Copa Estado, inclusive dá pra iniciar dando trabalho no Torneio Inicio. Pode ter certeza que vou me dedicar muito e serei ainda mais concentrado para jogar partidas de equipes”.

Conquistar um título no Open ou Super Open está entre os objetivos de João Pedro, além de fazer boa campanha no paulistão. E, sobretudo, com a ajuda dos companheiros de Itu pretende reestruturar o Bloco, com foco principal na renovação de jogadores através de incentivo e trabalho com jovens. “Em breve o Bloco estará de volta”, completou João Pedro.

Falando sobre o futebol de mesa do interior, João Pedro disse que a Liga do Interior foi importante para desenvolver e dar ritmo “inclusive muitos novatos tiveram uma melhora notável”. Afirmou que devido ao calendário escasso a Copa por equipes dos últimos dois anos não foi realizada. “As ligas são fundamentais para o futmesa. É só analisar o crescimento do futmesa na região de Botucatu, Bauru, Lins com a criação da Liga regional deles. Também é legal lembrar do pessoal da Litovale que tanto abrilhanta nosso esporte”.

E para finalizar João Pedro manda um recado: “O próximo ano será o da união total e do comprometimento total, vamos treinar como nunca, pensar positivo como nunca. Podem ter certeza que darei meu melhor e como sempre quero ter um ano pelo menos melhor do que o que passou… Vamos pra cima CDB!”.

Ricardo Nardy