Conheça as regras do Sectorball


No Sectorball há dois tempos com duração de 13 minutos cada, o normal é que os dois atletas joguem alternadamente, ou seja, um toque para cada. Mas há uma regra chamada “sector”, que é um estilo de passe. Se você puder dar o passe para seu jogador dentro do espaço de 4,5 cm, a bola não tocar em ninguém mais e a direção da bola estiver correta você pode jogar novamente, existindo ainda no campo de defesa o critério da proximidade, ou seja, mesmo não efetuando o passe sector e um botão defensivo estiver mais próximo a bola, ainda terá o direito a dar mais um toque. Na cobertura das jogadas, não se pode cobrir em branco, ou seja, simplesmente entrar na frente do botão adversário para proteger a bola, é necessário tocar na bola sob pena de ser caracterizado lance faltoso por obstrução.

Os botões tem no máximo 5 cm de diâmetro e 2 cm de altura. O goleiro tem 5 cm de diâmetro e 2,5 de altura, as traves tem 13 cm de largura por 5 cm de altura. É comum jogar com réguas, mas pode ser usado palheta e até mesmo a unha (como no Disco).

O jogo começa na marca central do campo, mas o jogador que da o chute inicial pode ser acionado apenas uma vez e o oponente pode conquistar setores. Se o atleta conquistar um setor, pode conquistar outros até errar, a bola sair do campo ou marcar um gol.

O atleta pode chutar ao gol somente quando a bola estiver depois do seu meio de campo, para isso é necessário avisar ao adversário e o mesmo arruma seu goleiro se ele estiver na área de pênalti, se estiver fora desta área ele não poderá ser arrumado. Há escanteio, bola no gol, chute para fora, saída, falta, pênalti, etc., mas não existe impedimento no Sectorball.

No Sectorball, a bola pode mover-se com 150/200 km de velocidade quando chutada ao gol.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QWMRyscBVbQ&w=480&h=385]

MATERIAL DE JOGO

Jogadores: São todos de plástico com um buraco no centro para evitar o vácuo.

Goleiro: É o mais alto dos jogadores e pode jogar com ele também, ou seja, pode sair da grande área.

Palhetas: Há muitos tipos de palhetas e réguas para o jogo.

Bola: Muito semelhante a utilizada na modalidade Pastilha, sendo um pouco mais baixa e com maior diâmetro.

Mesa: São de madeira com um revestimento plástico. No lado da mesa há uma borda e o campo é verde (claro ou escuro).

Traves: A barra tem 2mm de espessura. A rede é realmente rede, então a bola pode ficar dentro do gol e sua medida é idêntica a da modalidade Bola 12 Toques.

Medidor de Passes: É uma “gooiva” (lembram-se do palmômetro?) que é utilizada para medir os passes.

Fonte: http://www.futmesario.com/2010/01/especial-sectorball-regra-o-futmesario.html