Hoje é dia de Geraldo Décourt, dia do Botonista


Os benefícios que o esporte em geral proporciona ao indivíduo são fatos de constantes estudos e cientificamente comprovados. E com o Futebol de Mesa não poderia ser diferente. Essa atividade, além de lúdica e familiar, é grande geradora de amigos, pois agrega valores em ambiente saudável de socialização e de interação interpessoal, baseados na prática dos direitos e deveres, civis e morais.

Inventado por Geraldo Cardoso Décourt, em 1930, o jogo de botão começou com botões de camisas. Em seguida, ele utilizou os botões de calças. A mesa usada para a prática, Décourt deu o nome de Celotex. A importância deste brasileiro para o futebol de mesa é tanta que o ex-governador Geraldo Alckmin, em 2001, estabeleceu o dia 14 de fevereiro, data de nascimento de Décourt, como o dia do botonista. Décourt conquistou o reconhecimento e admiração de uma legião de praticantes pela sua incansável dedicação em colocar esse esporte ao lado dos entretenimentos mais populares do Brasil. Nascido em Campinas/SP, foi pintor, escritor, compositor e ainda o inventor do futebol de botão.

Em 1998 o Departamento de Futebol de Mesa da Hebraica encaminhou à Federação Paulista de Futebol de Mesa a sugestão para que o dia 14 de fevereiro (data de nascimento de Geraldo Decourt) fosse oficializado como “DIA DO BOTONISTA”. Em 11 de junho do mesmo ano, durante o X Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, a F.P.F.M. oficializaou a data.

Em junho de 1999, durante o XI Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa a Federação Paranaense apoiou oficialmente a idéia.

Aí começou um trabalho que envolveu o Della Torre, Dona Edda Decourt, Célia Atienza (irmã do Geraldo Atienza) e Izo Goldman.

Em 2000 o Deputado Ramiro Meves apresentou o Projeto de Lei 169/2000 que instituía o “Dia do Botonista” a ser comemorado em 14 de fevereiro. Finalmente a Lei Nº 10.833 de 02 de julho de 2001 “Institui o “Dia do Botonista”.

Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização. Ao mesmo tempo Geraldo tem como grande aliado e colaborador Antonio Maria Della Torre que arregaça as mangas e trabalhando como um apaixonado pelo esporte, que era, ajuda a divulgar e fomentar o esporte pelo Brasil afora nas modalidades ja existentes sendo que na região norte e nordeste praticava-se a pastilha 1 toque tambem chamada regra baiana, ja na região sudeste e sul praticava-se a modalidade 12 toques então chamada de Regra Paulista e na região sul e sudeste praticava-se a 3 toque sou chamada regra carioca ou confederada.

Della Torre foi o grande responsável pelo reconhecimento do Futebol de Mesa como esporte pelo orgão responsável a época o CND, através da Resolução N.º 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. N.º 542/88 e ao Processo N.º 23005.000885/87-18, baseado na Lei N.º 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto N.º 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o CND (Conselho Nacional de Desportos) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo. O Futebol de Mesa é praticado oficialmente em tres modalidades; três oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques).

Ao longo de mais de sete décadas, muitas modificações ocorreram no esporte. Várias regras foram inventadas e os materiais de jogo não são mais os mesmos. Em 1970, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o famoso “Estrelão”. Até hoje, alguns adeptos optam por chamar assim a mesa de jogo.

Os jogadores, que já foram botões de antigos ternos ou vidros de relógios, foram industrializados em 1950. Passaram a ser de plástico com os escudos dos principais times ao centro. Para as bolas, botões de camisas e pecinhas do jogo “War” eram as preferidas.

Atualmente, os botões são produzidos em acrílico. Os modelos profissionais são confeccionados ao gosto do botonista. Detalhes como medida, angulação, cavação e altura são milimetricamente calculados pelos fabricantes.

A antiga brincadeira de criança ganhou regras e atingiu o status de esporte. Os botões passaram por avanços tecnológicos, a mesa foi remodelada e o jogo precisou ser mais pensado em forma de estratégia.

Parabéns Botonista! Hoje é seu dia! Jogue com moderação!